São Paulo empresta Lucão de graça a time da segunda divisão portuguesa

Jogador de 21 anos atuará pelo Gil Vicente, com cláusula de compra fixada em contrato e direito de 20% de participação em lucro de uma futura venda garantido pelo Tricolor

Lucão está fora dos planos de Ceni
William Correia

Escrito por

Afastado do elenco principal do São Paulo há mais de dois meses, Lucão foi emprestado de graça para o Gil Vicente, que disputa a segunda divisão de Portugal. O zagueiro de 21 anos atuará até a metade de 2018 na equipe europeia, que bancará integralmente os seus salários.

O Tricolor acertou a negociação nesta quarta-feira. Ficou estipulado no contrato o valor de 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 7,5 milhões) para venda e o São Paulo ainda garantiu uma participação de 20% do lucro de uma futura negociação do jogador.

Lucão está afastado do time principal desde que, em 18 de junho, na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, irritou-se com as críticas por mais uma falha e avisou que estava de saída do clube. Passou os últimos dois meses trabalhando em horários diferentes do time que, hoje, está à disposição de Dorival Júnior.

Formado nas categorias de base do São Paulo, Lucão sempre foi tratado como uma das grandes promessas vindas de Cotia e esteve entre os cotados para disputar a Olimpíada de 2016. No ano passado, chegou a estar inicialmente envolvido na negociação em que o clube comprou o zagueiro Maicon do Porto, de Portugal. Mas sofre com críticas da torcida, principalmente, desde falha em derrota para o Corinthians no começo de 2016.

O zagueiro de 21 anos teve sequência como titular no começo do Campeonato Brasileiro, com Rogério Ceni no comando, mas foi afastado pela diretoria pela declaração de que "para alegria de muitos aí, já, já eu estou indo embora". Foi multado em 20% do salário pelo que falou, além de ficar afastado.

Nesse período à procura de um novo clube, Lucão recusou oferta do Atlético-PR. Segundo seu empresário, o foco estava em uma transferência para a Europa, como a que acaba de ser concretizada - o Gil Vicente, porém, acumula duas vitórias, um empate e uma derrota e ainda não está na faixa de acesso para a elite portuguesa.

Lucão tem 92 jogos pelo São Paulo, com dois gols, e estava no time profissional desde 2013. Enquanto estava afastado, viu o zagueiro equatoriano Arboleda assumir a camisa 4 que ele usava, ratificando que não fazia mesmo mais parte dos planos são-paulinos.

O São Paulo segue tentando negociar Cícero, meia afastado recentemente do elenco principal. Ele tem treinado com o grupo que tem ainda os zagueiros Lucas Kal Hugo Gomes, o lateral-direito Lucas Farias, o volante Banguelê e o atacante Gabriel Rodrigues.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter