HOME - São Paulo x São Bernardo - Campeonato Paulista - Lugano (Foto: Ale Vianna/Eleven/LANCE!Press)

Diego Lugano em ação com a camisa do São Paulo (Foto: Ale Vianna/Eleven/LANCE!Press)

Marcio Porto
15/05/2016
07:00
São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro começa neste domingo para o São Paulo como uma oportunidade para Diego Lugano expandir ainda mais suas conquistas pelo clube. Na estreia contra o Botafogo, às 11h, em Volta Redonda, o zagueiro volta ao time titular e inicia a trajetória pela conquista do caneco que “ele tem, mas não tem”. Ao menos nunca pôde levantar a taça.

Em seu currículo, Lugano tem a conquista do Brasileiro de 2006 pelo São Paulo, mas disputou menos de 1/3 da competição. Antes de ser negociado com o Fenerbahçe (TUR), em agosto, o uruguaio disputou 11 jogos da campanha do tetra: sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O último foi no dia 15 de julho, na vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense, no Morumbi, pela 12 rodada do Nacional.

De volta ao Tricolor após apelo da torcida, Lugano comandará a garotada que irá a campo hoje, já que os principais jogadores descansarão visando o duelo decisivo de quarta-feira contra o Atlético-MG, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Assim, seis titulares são das categorias de base, de Cotia.

Lugano terá grande responsabilidade neste Brasileiro. Além de liderar o time, a situação de outros jogadores do setor aumenta sua importância. Enquanto Rodrigo Caio pode ficar até 18 jogos fora servindo a Seleção Brasileira, Maicon está emprestado pelo Porto (POE) até 30 de junho, portanto não tem presença assegurada na sequência do torneio.

Na última quarta, o uruguaio entrou no segundo tempo contra o Galo, no lugar de Maicon, que saiu machucado. Foi importante para frear o ímpeto do argentino Lucas Pratto, mas ainda demonstra falta de ritmo. É provável que volte ao banco em Belo Horizonte, já que Maicon não tem lesão muscular e deve voltar.

Com o Lugano, o técnico Bauza espera encarar o Botafogo de igual para igual, mesmo desfalcado.

– Teremos uma equipe jovem, com algumas possíveis estreias, mas tenho certeza de que faremos uma grande partida para brigar por um resultado positivo – disse o técnico, ao site oficial do clube.

É o início da caminhada, que Lugano espera chegar ao fim com mais um troféu em sua galeria.