Rogério Ceni - Diego Lugano - Especial

Lugano e Ceni tornaram-se amigos entre 2003 e 2006; Uruguaio deve suceder o Mito como capitão (Foto: Arquivo L!)

LANCE!
11/01/2016
21:51
São Paulo (SP)

A espera, definitivamente, acabou. Após arrastada novela de quase dois meses, o São Paulo anunciou o retorno de Diego Lugano ao clube depois de nove anos e meio longe do Morumbi. A confirmação da chegada do zagueiro de 35 anos foi feita na noite desta segunda-feira primeiro para sócios-torcedores, via WhatsApp e, depois, pelo site oficial do clube. O anúncio aconteceu menos de três horas horas após o ídolo conseguir a liberação do Cerro Porteño (PAR) e informa que o novo vínculo será válido até 30 de junho de 2017.

- O Diego volta para retomar uma história marcada por títulos e identificação tão forte que a distância só fez fortalecer nossos laços de afeto mútuo. Ele será uma peça importantíssima não só dentro das quatro linhas, já que sua experiência, caráter e dedicação também serão fundamentais para ajudar a formar um grupo vencedor e de muita fibra, que joga qualquer partida como final de campeonato - ressaltou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.

Lugano se despediu do São Paulo em sua primeira passagem no dia 16 de agosto de 2006, quando o Tricolor empatou por 2 a 2 com o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), e perdeu a chance de conquistar o tetra da Copa Libertadores da América. Depois da decepção em Porto Alegre, o zagueiro construiu carreira no futebol europeu com 176 jogos, 11 gols e quatro títulos no Morumbi: Campeonato Paulista, Libertadores e Mundial de Clubes, em 2005, e Campeonato Brasileiro, em 2006.

O primeiro destino foi o Fenerbahçe (TUR), onde também se tornou ídolo e atuou até 2011, quando foi comprado pelo Paris Saint-Germain (FRA). No clube francês, o beque não teve o mesmo sucesso e saiu sem deixar saudades para iniciar périplo por times de menor expressão: Málaga (ESP), West Bromwich (ING), BK Hacken (SUE) e, por fim, Cerro Porteño, que o segurou até o último momento para ser compensado pela saída precoce ao Tricolor, que agora o trata como "representante da torcida" e o confirma como número 5.

A chegada de Lugano mobilizou a torcida são-paulina, que pretende tomar o Aeroporto de Guarulhos nesta terça-feira para recepcionar o zagueiro. A previsão é que o que ídolo desembarque no Brasil por volta das 19h55, em voo da Tam que partirá de Montevidéu. Já a apresentação oficial deve acontecer em grande evento promovido pelo departamento de marketing.