Bruno Grossi
23/11/2016
13:32
São Paulo (SP)

Ricardo Gomes não comanda mais o São Paulo. Nesta quarta-feira, o diretor-executivo Marco Aurélio Cunha convocou a imprensa para breve pronunciamento após o treino no CT da Barra Funda e comunicou a saída do treinador e do auxiliar Luiz Otávio. O técnico não possuía tempo de contrato e nem multa rescisória na segunda passagem pelo Tricolor.

- O São Paulo Futebol Clube anuncia que teremos uma mudança no comando técnico. Ricardo Gomes e o auxiliar Luiz Otávio deixam o clube. Agradecemos o trabalho. Vamos começar novos planos e rumos dentro da nossa ideologia para 2017. O Pintado será o treinador interino para os jogos que faltam e na pré-temporada para a Flórida Cup já teremos o novo treinador - disse Marco.

Quando o cartola pediu para que a imprensa se dirigisse à sala de coletivas, poucos jornalistas haviam restado no CT. Um dos assessores do clube pediu que nenhuma pergunta fosse feita e Marco deixou o local imediatamente após o pronunciamento. Assim, Pintado já comandará as atividades nesta quinta-feira, marcadas inicialmente para as 9h30.

Ricardo Gomes passou 18 jogos à frente do São Paulo nesta segunda passagem, com seis vitórias, cinco empates e sete derrotas. No geral, computando o período entre junho de 2009 e agosto de 2010, foram 90 partidas: 44 vitórias, 20 empates e 26 derrotas. A demissão acontece com o Tricolor em 13º lugar no Campeonato Brasileiro, com 46 pontos.

A estreia do técnico foi no empate em 1 a 1 com o Internacional no Beira-Rio, na 21ª rodada da Série A. A despedida foi no último domingo, com a derrota por 2 a 0 para a Chapecoense. A diretoria tentava bancar o técnico para 2017 alegando que o trabalho era satisfatório após livrar o clube do rebaixamento, mas torcedores e conselheiros eram forte opositores à decisão. Na semana passada, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva chegou a bancar o comandante para a próxima temporada.

Pintado comanda o time contra Atlético-MG, às 17h de domingo no Independência, e Santa Cruz, no dia 4 de dezembro, no Pacaembu. Já a pré-temporada deve começar no dia 5 de janeiro. No dia seguinte, o elenco viajará para os Estados Unidos, onde disputará a Flórida Cup. A estreia no torneio amistoso será no dia 16, contra o Shanghai SIPG (CHN).