Santos x Santos

Adiamento da partida chegou a ser cogitado por causa da chuva (Imagem: Reprodução de TV/ESPN Brasil)

Russel Dias
21/04/2016
23:55
Santos (SP)

Homenagens no futebol costumam emocionar torcedores. Da mesma forma que é a história do Santos do Macapá. O time fundado em 1973 é inspirado no histórico time de Pelé e por isso usa o mesmo nome, cor e até escudo. Mas na noite desta quinta-feira, na estreia da Copa do Brasil, no Estádio Zerão, no Amapá, o time da casa ofereceu pouca simpatia ao homenageado Santos, o da Vila Belmiro. Empate em 1 a 1 sob uma forte chuva e um jogo de volta garantido na Vila Belmiro. Confira como foi o jogo lance a lance.

Apesar da tradicional charanga, banda que fica na arquibancada, e dos apelidos folclóricos em sua escalação, como Pretão, Cavalo e Batata, o time da casa ofereceu resistência e forte marcação. Aliado a isso, o camisa 10, Rafinha, recebeu belo passe na esquerda, já que Lucas Veríssimo lhe deixou livre, e abriu o placar em um lance duvidoso, no fim do primeiro tempo. Caju tentou tirar a bola em cima da linha, mas um dos auxiliares assinalou o tento.

O Santos da Vila Belmiro, formado inteiramente por reservas, desfalcado até do técnico Dorival Júnior, que ficou na Baixada para treinar os titulares para a semifinal do Paulistão, foi prejudicado pelo desentrosamento. Toda a beleza da história do xará do Macapá não foi refletida na partida. Além do baixo nível técnico dos dois Alvinegros, a chuva no início do segundo tempo paralisou o duelo por 25 minutos.

Retomada a partida, o futebol era quase impraticável em meio as poças de água no gramado do Zerão.

Mesmo com alterações, o Peixe original continuou centralizando suas principais jogadas em Longuine e Paulinho, que não achavam Joel dentro da área adversária.

Com o controle do jogo estabelecido, o Peixe paulista conseguiu pressionar o da Amazônia. Paulinho cruzou para a área e Joel acertou o cabeceio. O goleiro Zé Maria encostou na bola, mas não impediu o empate.

Passado o sufoco, Santos-AP e Santos voltam a se encontrar na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro, para definir a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
SANTOS-AP 1 X 1 SANTOS-SP


Local: Estádio Olímpico Zerão, em Macapá (AP)
Data/horário: 21/4/2016 - 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso (PA-CBF-2).
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos (PA).
Público/renda: não disponíveis
Cartões amarelos: Armando, Cavalo e Fabinho (Santos-AP); Luiz Felipe, Paulinho e Alison (Santos)
Gols: Rafinha, 44'/1ºT (1-0); Joel, 33'/2ºT (1-1)

SANTOS-AP: Zé Maria; Cavalo, Dedé, Jari e Batata (Raí - 39'/2ºT); Otávio Pretão, Lessandro, Renato, Rafinha e Fabinho; Armando (Jean Marabaixo - 28'/2ºT). Técnico: Romeu Figueira.

SANTOS: Vladimir; Alison, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe e Caju; Léo Cittadini, Leandrinho, (Igor - intervalo) Serginho (Ronaldo Mendes - intervalo) e Rafael Longuine (Maxi Rolón - 37'/2ºT); Paulinho e Joel. Técnico: Lucas Silvestre (auxiliar).