Santos realiza manutenção e reforma gramado da Vila Belmiro para 2016

Após reclamações da comissão técnica, Santos 'fecha' estádio para melhorar as condições do gramado e anuncia medidas menores em razão de padronização para esta temporada

Lucas Lima na Vila Belmiro
Gramado da Vila se mostrou prejudicado no último jogo do Brasileirão do ano passado (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Escrito por

A Vila Belmiro terá novas medidas no ano de seu centenário. Após reclamações da comissão técnica em razão do mau estado do gramado nos últimos jogos da temporada passada, o clube "fechou" seu estádio no dia 14 de dezembro para promover uma ampla reforma no gramado e também nas medidas. Como forma de adequação às novas exigências, o palco dos jogos do Peixe sofrerá uma redução, de 106 x 70 metros, ficará 105 x 68 metros. Cada gol recuará 50 cm, encurtando o campo, e nas laterais o recuo será de 1 metro para cada lado.

- Neste período de fim de ano acontece uma manutenção mais forte. Nós paralisamos o gramado no dia 14 de dezembro, e ele só reabre agora com o uso do time profissional, no início do Campeonato Paulista. E a novidade maior é a padronização nas medidas do campo, que vão ser as mesmas utilizadas na Copa do Mundo - explica Alexandre Librandi, gerente de patrimônio, soluções e logística do Santos.

Em relação ao gramado, o novo corte pretende tirar o que Librandi chama de "colchão", que fica no gramado e faz soltar a grama. Este corte vertical melhora a circulação de oxigênio e o fortalecimento desta grama, que receberá adubação. Também haverá um procedimento chamado "aeração do gramado", que consiste na aplicação de pinos que "furam" o gramado para melhorar a oxigenação da raiz e até a drenagem. Só assim será possível comportar todos os eventos esperados para 2016, ano do centenário do estádio alvinegro.

O gramado da Vila Belmiro não passou por qualquer tipo de manutenção entre 2014 e 2015, nos últimos meses da gestão de Odílio Rodrigues e início do mandato de Modesto Roma Júnior. A explicação para a falta de cuidados com o gramado é financeira, já que o clube terminou o ano devendo salários ao grupo de jogadores e todos os funcionários.

No ano em que planejou diversas celebrações para o centenário de seu maior patrimônio, o Santos também pode alcançar importantes marcas dentro de campo. De acordo com o Almanaque do Santos, a atual sequência de invencibilidade no Santos é a 16° maior da história, com 17 vitórias e um empate em 18 partidas sem perder. Caso mantenha o bom rendimento dentro da Vila Belmiro no Paulistão deste ano, o Santos pode chegar cada vez mais perto de seus maiores feitos. A décima maior sequência da história, por exemplo, é de 24 jogos, obtida entre 1962 e 1963, e alcançável já no Estadual. As seguintes são de 25, 26, 28, 29 (duas vezes), 32 (duas vezes), 34 e enfim 35 jogos de invencibilidade, alcançada entre 2/6/1929 e 21/12/1930.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter