Galhardo

Lateral-direito volta de empréstimo do Grêmio e é alvo do Anderlecht, da Bélgica (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)

LANCE!
06/01/2016
17:43
Santos (SP)

Quatro jogadores não se reapresentaram com o restante do elenco do Santos nesta quarta-feira, data da volta aos trabalhos do grupo comandado pelo técnico Dorival Júnior. As baixas foram de Ledesma, Leonardo, Leandro Damião e Rafael Galhardo, e nenhum deles deve voltar a vestir a camisa do Peixe em 2015. Enquanto os dois primeiros rescindiram o contrato amigavelmente, o atacante cumpriu a palavra dada por seus representantes mesmo com decisão judicial contrária e o último não está nos planos do clube e negocia sua transferência para o Anderlecht, da Bélgica.

Galhardo é jogador do Santos desde 2012, mas atuou por empréstimo no Bahia, em 2014, e no Grêmio, em 2015. Pelo clube gaúcho ele conseguiu destaque e foi eleito como melhor lateral-direito do Brasileirão em uma das tradicionais premiações de fim de ano. O Tricolor, porém, não topou pagar os R$ 4 milhões da multa rescisória e fez o jogador precisar voltar ao Peixe. Nesta quarta, entretanto, o jogador não se reapresentou com o restante dos companheiros porque negocia transferência para o clube belga.

A imprensa internacional já tem publicado o interesse do Anderlecht na contratação de Galhardo, e dirigentes do clube falam abertamente sobre a possibilidade de pagar ao Santos um valor entre 1 e 2 milhões de dólares. O Santos, que tem 70% dos direitos do atleta, confirma que o jogador pode ser vendido. "O Santos está estudando propostas pelo jogador, isto não significa que ele não possa ficar no clube", informou o clube, por meio de nota.

Já Leandro Damião era aguardado pelo Santos no CT Rei Pelé, mas não voltou aos trabalhos com o resto do grupo. O clube teve uma decisão favorável na Justiça neste fim de semana, mas os representantes se baseiam em um despacho de dezembro de 2015 para acreditarem que, oficialmente, o contrato está rescindido. O Peixe aplicará multa no atacante contratado em dezembro de 2013 por cada dia em que ele não comparecer, incluindo penalizações no salário do atacante alvo de investimento superior a R$ 40 milhões.

Por fim, as últimas duas baixas já não têm mais vínculo com o Peixe. O volante argentino naturalizado italiano Cristian Ledesma rescindiu amigavelmente nesta quarta-feira, após realizar apenas quatro jogos com a camisa alvinegra. Ele negocia com o Crucero del Norte, time da Segunda Divisão da Argentina, e também clubes modestos da Itália. Leonardo, por fim, também deixa o clube após três jogos nesta terceira passagem. Contratado após o Paulistão de 2015, o zagueiro de 29 anos tem ofertas do Santa Cruz e do Coritiba para 2016.