João Paulo

João Paulo tem 20 anos e defende a base do Santos desde a temporada de 2012 (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)

Gabriel Carneiro
17/11/2015
10:25
São Paulo (SP)

O Santos acertou novos contratos com dois goleiros de seu plantel. Atual quarta opção do técnico Dorival Júnior, atrás de Vanderlei, Vladimir e Gabriel Gasparotto, o garoto João Paulo, de 20 anos, prorrogou seu vínculo que vencia no fim deste ano por mais três temporadas, até o fim de 2018. Titular do Peixe no título da Copa São Paulo de Juniores do ano passado, João Paulo era um dos oito jogadores do elenco com vínculo somente até dezembro.

Agora, a lista de jogadores em fim de contrato se limita a sete nomes: Werley (emprestado pelo Grêmio), Chiquinho, Marquinhos Gabriel (emprestado pelo Al Nassr, da Arábia Saudita), Valencia, Marquinhos, Nílson e Leandro (emprestado pelo Palmeiras). Neste ano, o clube já renovou os contratos de nove jogadores, incluindo alguns que venciam neste ano e até na próxima temporada, como Vladimir.

João Paulo ainda não estreou pelo time profissional do Santos, assim como Gabriel Gasparotto, que é o terceiro na ordem de preferência de Dorival. Como está em seu último ano de base, João Paulo, que é dono da camisa 34 do Santos, disputou 14 partidas pelo sub-20 em 2015, inclusive os três jogos da primeira fase da Copinha. Se João e Gabriel ainda não tiveram oportunidades no time de cima, Vladimir entrou em campo 24 vezes e Vanderlei em outras 43.

A preocupação da diretoria do Peixe, entretanto, não está somente no elenco profissional. Nesta leva de renovações, o clube tem ampliado o vínculo de atletas da categoria sub-23, que não disputa competições, mas já levou dois atletas ao elenco profissional (Vítor Bueno e Fernando Medeiros) e joga amistosos pelo Estado. O goleiro titular deste time, que tem 29 anos, também acertou a ampliação de seu vínculo. Antes emprestado até o fim de 2015, Preto agora ficará até dezembro de 2016. O novo contrato está registrado desde setembro.

Preto, do Santos
Preto completa 30 anos no dia 1º de janeiro (Foto: Divulgação)


Preto é o único jogador acima da idade na categoria sub-23, o que levou o clube a pensar na possibilidade de chamar a categoria de "Santos B" a partir de 2016. Estão nesta categoria jogadores em fase de testes após passarem por outros clubes, alguns sem idade para atuar na base e apostas, como Jean Chera.