Léo Saueia
10/04/2016
20:19
São Paulo (SP)

Praticamente soberano. Este é o Santos na disputa do Paulistão nos últimos dez anos, quando chegou à final em nove e conquistou seis títulos.

Para seguir no topo do Estado e impor respeito aos principais rivais, o Santos terá pela frente, nas quartas de final, um jogo delicado diante do organizado São Bento.

Mas se o time do interior, comandado pelo técnico Paulo Roberto Santos, chegou até a ficar na frente do próprio Alvinegro na classificação do Grupo 1 na primeira fase, o Alvinegro tem um fator fundamental para se impor e chegar às semifinais: a Vila Belmiro. 

Santos em números:
9 vitórias
5 empates
1 derrota
Melhor ataque: 28 gols
​Artilheiro: Ricardo Oliveira - 6 gols


Desde que a organização do Paulistão instituiu a disputa das quartas de final em jogo único, em 2011, o Santos é o único que sempre passou para as semis. E mais: sempre atuou dentro de seu estádio.

Entretanto, os números por si só não garantem a classificação santista à semifinal. A vitória sobre o São Paulo neste domingo deixou o Bentão invicto contra os grandes neste Paulistão. A equipe empatou com Palmeiras e Corinthians e bateu o Tricolor por 1 a 0 na tarde deste domingo.

Se o Peixe tem o melhor ataque da competição com 28 gols marcados, o São Bento tem a segunda melhor defesa do torneio, sofrendo apenas 11.

Para não se apegar somente a dados, o Santos tem também superioridade técnica nítida em relação ao São Bento. Apesar do adversário organizado e forte na bola parada, principal ponto fraco santista, o talento de Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira deve prevalecer. 

São Bento em números:
7 vitórias
6 empates
2 derrotas
​Artilheiro: Marcelo Cordeiro - 5 gols


Entre todos os arquirrivais, o Santos pode ter o confronto mais equilibrado. O time do São Bento merece cuidado, e Dorival Júnior sabe disso, tanto que já vem estudando os principais pontos e jogadas do Bentão.

Com seus principais jogadores em condições de jogo e em boa fase, o Peixe tem tudo para avançar de fase e seguir hegemônico nesta década.

São Bento x São Paulo
São Bento derrotou o São Paulo (Foto: Ale Cabral/Lancepress!)

DE OLHO NO SÃO BENTO:

Dono da segunda melhor defesa do Paulistão atrás apenas do Corinthians, com 11 gols sofridos, o São Bento conquistou a vitória sobre o São Paulo sem praticamente metade do time titular e chega credenciado a brigar pela classificação às semifinais diante do Santos, na Vila.

Durante esta semana de treinamentos, o técnico Paulo Roberto Santos espera contar com os retornos de Morais, Diego Clementino, Rossi, Éder e Clebson para preparar o time que enfrentará o Santos pelas quartas de final na Vila. A tendência é que o Bentão tenha todos os seus jogadores à disposição.