Santos campeão pôster - Reprodução

Revista-pôster que causou controvérsia (FOTO: Reprodução)

Gabriel Carneiro
30/11/2015
17:45
São Paulo (SP)

O Santos conquistou a vantagem mínima diante do Palmeiras no jogo de ida das finais da Copa do Brasil, mas já há quem considere o time do técnico Dorival Júnior campeão do principal torneio mata-mata do país antes mesmo da segunda partida, nesta quarta-feira, no Allianz Parque. Está à venda nas bancas de jornais do estado, desde a manhã desta segunda, uma revista-pôster produzida pela Editora Escala com os seguintes dizeres na capa "Copa do Brasil 2015 - Santos - Um time campeão". Dentro da publicação, estão as mesmas palavras e uma foto posada dos jogadores do Peixe. O material custa R$ 3,90, mas, segundo o Santos, o "preço" a se pagar pode ser bem maior.

- Isso é feito com o claro objetivo de desestabilizar o Santos em uma decisão. Já está um clima ácido e ainda sai isso (pôster) sem que tenha acabado a competição e sem sabermos o campeão? Será usado como munição para o adversário, obviamente. E o incômodo maior é que não partiu do Santos, estamos 100% focados nesta partida e trabalhando muito, aí surge uma publicação de uma dimensão e uma falta de senso absurdas que pode motivar o Palmeiras? O Santos é contra isso e cabe processo, não tenha dúvida - disse ao LANCE! o vice-presidente do Santos, César Conforti.

A reação imediata de indignação dos torcedores pela internet levou o Santos a publicar uma nota oficial sobre o lançamento do produto. Na curta postagem, o Peixe alega questões comerciais para explicar a provável ação judicial contra a Editora Escala.

"O Santos esclarece que não tem contrato de licenciamento com a Editora Escala para uso de imagens de qualquer tipo, como foto de jogadores e escudo do clube. Sendo assim, o clube tomará as providências cabíveis", explica o Santos.

A revista-pôster do "título" do Santos traz em sua capa o atacante Gabigol comemorando o gol marcado na vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro. Internamente, além da foto do time, há outros registros do jogo de ida, como o corredor de fogo feito pela torcida e fotos em destaque de Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Renato, outros jogadores importantes na campanha do Santos na Copa do Brasil, além do técnico Dorival Júnior e as letras de alguns cantos da torcida alvinegra.