Santos sub-20

Elenco do Santos segue caminhada na Copinha nesta segunda (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

LANCE!
04/01/2016
10:30
Araraquara (SP)

A vitória por 1 a 0 diante do Confiança-SE, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, não deixou grupo de jogadores e comissão técnica do Santos completamente satisfeitos, apesar dos três pontos somados. A chance de melhorar a impressão, encaminhar a classificação para a segunda fase e ainda tirar a liderança do Grupo 7 das mãos do América-PE será nesta segunda-feira, às 16h. Diante da equipe pernambucana, o Peixe entra em campo na Arena Fonte Luminosa para ser o único clube da chave com seis pontos após a segunda rodada.

Entre Confiança e América, o Santos teve apenas um dia livre em Araraquara, e trabalhou firme em busca dessa evolução na Copinha. Os trabalhos foram pensados pela comissão técnica de Marcos Soares para adequar o nível físico dos garotos ao maior número de jogos da edição de 2016, em consequência do calendário apertado pela entrada de mais equipes.

- A Copinha está diferente este ano, pois temos dois times classificados por chave. Teremos um jogo a mais do que nos últimos anos, se chegarmos à final. Com isso, temos apenas um dia de repouso entre os jogos na primeira fase. A grande estratégia é proporcionar aos garotos a recuperação das ações das partidas e também manter um ótimo nível dos atletas que não jogaram. Através de um controle de carga de treinamento e do monitoramento de GPS conseguimos mensurar o desgaste dos meninos e dosar as atividades da melhor forma - explica Gustavo Jorge, fisiologista responsável pelo planejamento de todas as categorias de base do Peixe.

Um dos aspectos observados pela comissão técnica neste intervalo entre as duas primeiras rodadas foi o desempenho físico dos garotos, no sentido de prevenir lesões no pouco tempo de recuperação. Segundo dados do clube, o meio-campista Caio correu 12 km na partida contra o Confiança, e o dado positivo é que 52% deste desempenho foi no segundo tempo, o que prova a manutenção do nível físico pelos garotos. Inteiros, os garotos estão focados em vencer o América-PE.

- Acredito que o América vai nos dar muito trabalho, afinal, eles venceram na estreia e já possuem três pontos. Mas estamos prontos para esta partida e lutaremos pela liderança da chave - diz Caio, camisa 10 e capitão do Peixe na Copa São Paulo.