Guilherme Amaro
11/07/2016
07:00
São Paulo (SP)

O técnico Dorival Júnior completa nesta segunda-feira um ano da estreia da sua segunda passagem pelo Santos. Em 11 de julho de 2015, porém, o cenário era completamente diferente. O treinador substituiu Marcelo Fernandes com o Peixe na zona de rebaixamento, e venceu por 3 a 0 o Figueirense em seu primeiro duelo à frente do time, na 13 rodada. Agora, o objetivo de Dorival é conquistar seu primeiro título do Campeonato Brasileiro.

O treinador nunca ganhou o principal torneio nacional, mas vê a possibilidade de levantar o troféu nesta temporada. O Peixe está a seis pontos do líder Palmeiras, sendo que os times se enfrentam nesta terça-feira, no Allianz Parque, pela 14ª rodada.

Dorival também conta com um bom retrospecto neste ano para ir em busca de seu objetivo. Ele já foi campeão do Paulistão e comandou o time em 34 partidas, com 19 vitórias, nove empates e seis derrotas. Seu aproveitamento na temporada é de 64,7%, o que daria ao Santos pelo menos uma vaga na próxima Libertadores da América. Os campeões brasileiros dos últimos dois anos terminaram o campeonato com um aproveitamento de cerca de 70%.

Em 2015, contratado para livrar o time da zona de rebaixamento, Dorival superou as expectativas. O time ficou com o vice da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão na sétima colocação, a apenas quatro pontos do G4. Já em sua primeira passagem, em 2010, Dorival foi campeão nacional com o Santos ao conquistar a Copa do Brasil. O Peixe também havia vencido o Paulistão daquele ano.

Em entrevista recente ao LANCE!, o treinador mostrou otimismo em relação ao futuro da equipe. Para ele, o Santos está no caminho para alcançar grandes conquistas.

– Passou rápido esse um ano aqui. Fico feliz com isso, mas acho que existem coisas melhores ainda por vir pela frente. Talvez daqui a alguns meses possamos dizer que o Santos tem um elenco qualificado e preparado para que do segundo semestre para frente tenhamos coisas melhores a alcançar – afirmou Dorival.

O torcedor santista torce para que Dorival esteja certo e que o treinador conquiste seu primeiro Brasileirão. Um passo importante pode ser dado nesta terça-feira, contra o líder.