Marlos Moreno (foto:JUAN MABROMATA/AFP)

Marlos Moreno (foto:JUAN MABROMATA/AFP)

Léo Saueia
24/03/2016
07:05
São Paulo (SP)

O torcedor do Santos pode estar se perguntando desde a última quarta-feira quem é, de fato, o jogador colombiano por quem o clube se dispõe a desembolsar R$ 11 milhões. Trata-se do atacante Marlos Moreno, de apenas 19 anos, que pertence ao Atletico Nacional (COL).

O jovem, apesar da pouca idade, já desperta atenção de gigantes europeus, que prometem dificultar o páreo para o Peixe. Desde o início do ano, o Porto (POR) já monitora seus passos e cogita fazer uma proposta oficial. De acordo com a imprensa francesa, o milionário PSG também teria interesse em sua contratação.

Mas quem é Marlos Moreno? Se para José Pékerman, técnico da seleção da Colômbia, Moreno é símbolo da renovação do futebol local e desbancou nomes como Falcao Garcia, Teo Gutierrez, Jackson Martinez e Fred Guarín em nome de sua primeira convocação para a seleção para disputa de duas partidas nas Eliminatórias, para sua mãe, María Durán, ele é apenas Marlon. Mas Marlon ou Marlos?

Marlos Moreno era para se chamar, na verdade, Marlon Moreno. Quando foi levado pelos pais para ser registrado em cartório logo que nasceu, o responsável pelos registros digitou errado a última letra do nome do bebê e deu origem a Marlos Moreno Durán. 

Mas antes de chegar aos braços do argentino José Pékerman, Moreno foi lapidado por uma figura bastante conhecida do futebol brasileiro, especificamente do torcedor são-paulinho: Juan Carlos Osorio. Antigo técnico do Atletico Nacional e atualmente comandante da seleção mexicana, Osorio fez parte do crescimento de Moreno na base do clube.

Na seleção de Antioquia, um dos departamentos colombianos, que equivalem aos estados no Brasil, Marlos Moreno atuava como um típico camisa 9, centralizado entre os zagueiros. Nas mãos de Osorio, assim como diversos jogadores, teve sua posição alterada. Passou a atuar pelos lados do campo, explorando sua velocidade e seu alto poder de finalização, posição que segue até hoje no clube.

O dedo de Osorio parece ter funcionado, e Moreno é atualmente o jogador mais caro do elenco do Nacional, com preço de mercado avaliado em 8 milhões de euros, e o jogador com maior projeção do futebol colombiano atualmente. Aos 19 anos... 

De família humilde, Marlos era para se chamar, na verdade, Marlon, mas teve seu nome registrado errado pelo cartório

De família pobre, sonhava desde criança se tornar jogador de futebol. Foi descoberto por um ex-jogador enquanto jogava peladas no bairro onde nasceu, Manrique Oriental, em Medellín, e chegou ao Atletico aos 14 anos. Mas se hoje é destaque do clube que o formou, Moreno quase deixou o clube no ano passado por reclamar de poucas oportunidades. Aos 18 anos, era pouco utilizado pelo técnico Reinaldo Rueda, e chegou a pedir para deixar Medellín.

A história foi escrita, e hoje colhendo os frutos de suas boas atuações e rodeado por atentos olhares do mercado do futebol, Marlos Moreno sonha alto. Comparado a Asprilla, um dos maiores ídolos da história do Atletico Nacional e da seleção da Colômbia, o jovem afirma que será ainda maior que seu ídolo.

- As pessoas dizem que somos parecidos, mas obviamente com as metas e com os propósitos que tenho a curto e longo prazo, vou ser melhor que Faustino - disse, em entrevista ao jornal El Tiempo, de Medellín (COL).

Apesar da concorrência europeia, o Santos se interessa pelo garoto prodígio e está disposto a abrir os cofres e contar com o jogador após a disputa da Libertadores, da qual o Atletico Nacional é líder do grupo com 100% de aproveitamento, 11 gols marcados e nenhum sequer sofrido.