Santos do Amapá

Uruguaio Acosta é a principal estrela do Santos amapaense (Foto: Divulgação)

LANCE!
11/01/2016
18:14

O Santos iniciará sua trajetória em busca do título da Copa do Brasil contra seu homônimo do Amapá. O Santos de Macapá carrega não só o mesmo nome do Alvinegro praiano como também as mesmas cores, apelido (Peixe, só que da Amazônia) e um escudo bastante parecido. 

O primeiro rival santista no torneio nacional foi fundado em 1973, ano em que o Peixe dividiu o título paulista com a Portuguesa em polêmica arbitragem de Armando Marques - o juiz errou a contagem das penalidades. Detalhe: foi esse o último título de Pelé com a camisa do Peixe. 

O Santos amapaense tem sido um glorioso alvinegro em seu estado, localizado no norte do país. É o atual tricampeão do estado e disputará a Copa Verde a parti de março. O estádio em que o Peixe do Amazonas deve mandar a partida contra a sua "matriz" é o Zerão, que tem esse apelido devido ao fato de situar-se exatamente onde está a linha do Equador, com cada lado do campo em um hemisfério da terra.  

Santos do Amapá
Peixe também é o símbolo do xará santista (Foto: Divulgação)

O principal jogador do Santos-AP é o uruguaio Acosta, de 38 anos, que atuou no Corinthians e no Náutico e esteve  nos três recentes títulos estaduais da equipe. O veterano jogador, porém, ainda não definiu se permanecerá no clube para esta temporada ou irá se transferir. 

A data da partida de ida, que terá mando do time amapaense, ainda não está definida. Se o Peixe "original" vencer por dois ou mais gols de diferença eliminará o jogo de volta. O vencedor do duelo irá encarar na segunda fase quem passar do confronto entre dois times acreanos: Galvez x Rio Branco. 

FICHA DO RIVAL DO PEIXE
NOME: Santos Futebol Clube
LOCALIZAÇÃO: Macapá (AP)
DATA DE FUNDAÇÃO: 11 de maio de 1973
APELIDO: Peixe do Amazonas
CORES: Preto e branco
TÍTULOS: Campeonato Amapaense (2000,2013, 2014 e 2015)