Quebra-cabeça

Dorival terá de fazer quebra-cabeça para escalar o Santos (Foto: Montagem sobre foto/Ivan Storti/Lancepress!)

Russel Dias
22/03/2016
06:00
Santos (SP)

As adversidades são grandes para o técnico Dorival Júnior. O oponente de domingo é o São Paulo, no momento em que o Santos perde a liderança geral do Paulistão. Os desfalques são cinco, quase metade do time, todos convocados para a Seleção Brasileira. Com toda essa dificuldade, o treinador do Peixe ganha uma boa notícia: uma semana inteira para fazer testes na equipe.

Embora Zeca, Thiago Maia, Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira sejam essenciais, o técnico parece ter começado o quebra cabeça para montar esse time há muito tempo, mesmo sem nunca ter sofrido com tantos desfalques nos últimos oito meses.

Principalmente nos últimos jogos, o comandante deu oportunidades a Joel, Paulinho, Longuine e, especialmente na última rodada, a Alison, que não havia sido titular na temporada, e a Caju, que não entrava em um jogo oficial há oito meses.

O último deve substituir Zeca na lateral esquerda, enquanto Alison tem tudo para ser o volante ao lado de Renato. No ataque, Longuine tem a boa partida contra o Água Santa como credencial para ficar com a vaga de Lucas Lima. Já Paulinho e Joel sabem que estão na frente da concorrência para reeditarem a dupla de ataque Gabigol e Ricardo Oliveira.

– O trabalho começa a partir de hoje pensando na equipe do São Paulo. São cinco jogadores que merecem ir para a Seleção e são importantes para o clube. Temos que nos preparar durante a semana e vamos fazer uma grande partida contra o São Paulo na Vila Belmiro – resumiu Dorival após empatar com o Rio Claro.

A certeza da escalação do time misto do Santos só deve vir à tona na sexta-feira. Até a véspera do clássico, o Peixe terá cinco treinos para decidir como encara o rival Tricolor.

De acordo com as chances dadas aos reservas, o Peixe deve ir a campo com: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo (David Braz), Gustavo Henrique e Caju; Renato, Alison, Serginho e Rafael Longuine; Paulinho e Joel.


NA SELEÇÃO BRASILEIRA

O trio formado por Thiago Maia, Zeca e Gabigol serve à Seleção olímpica, que fará dois amistosos contra Nigéria e África do Sul, nos dias 24 e 27, respectivamente, em Cariacica e Maceió.

Já Lucas Lima e Ricardo Oliveira, na Seleção Brasileira principal, jogam contra Uruguai e Paraguai, dias 25 e 29, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na Arena Pernambuco e no Defensores del Chaco, na ordem.