Galhardo

Lateral-direito volta de empréstimo do Grêmio em 2016 e deverá ficar no elenco (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)

Gabriel Carneiro
01/01/2016
08:30
São Paulo (SP)

Em reunião realizada na última semana da temporada de 2015, diretoria e comissão técnica do Santos decidiram que o elenco da equipe teria 33 peças no ano seguinte. Destes 33, 18 revelações das categorias de base do clube e 15 jogadores de fora, incluindo possíveis contratações. Como Dorival Júnior utilizou 32 jogadores durante seus cinco meses de trabalho, o entendimento geral foi de que este número seria suficiente. Agora que já é 2016, o Santos ainda não oficializou nenhuma contratação. E pior: com a volta de jogadores emprestados e apenas sete saídas, o elenco está inchado, com 39 peças.

De 2015 para 2016 saíram Gabriel Gasparotto (empréstimo), Leandro (fora dos planos), Chiquinho (fora dos planos), Nilson (fora dos planos), Werley (sem acerto) e Marquinhos Gabriel (sem acerto) e Crystian (fim de contrato). Assim, o elenco continua numeroso porque outros oito jogadores retornam de empréstimo e ficam à disposição de Dorival: Stéfano Yuri, Pedro Castro, Patito Rodríguez, Jubal, Diego Cardoso, Elano, Lucas Crispim e Rafael Galhardo. O caso deste último, aliás, é emblemático.


Galhardo foi contratado pelo Santos em 2012, ao lado de David Braz em troca com o Flamengo por Ibson. Sem sequência de jogos como titular, ele passou 2014 emprestado ao Bahia e 2015 cedido ao Grêmio, mas nenhum dos clubes conseguiu comprar seus direitos econômicos ao fim dos empréstimos. Assim, o lateral-direito retorna ao Santos neste ano, e cumpre seu vínculo até dezembro - isso a menos que o clube não o utilize como moeda de troca, já que possui Victor Ferraz e Daniel Guedes como opções para o setor.

Dos 39 nomes, alguns ainda têm chance de deixar a Vila Belmiro. Diego Cardoso, que tem proposta de empréstimo do Vila Nova, e Ledesma, que está insatisfeito pela falta de oportunidades em 2015, são os nomes que encabeçam a lista. Outros, como Serginho, Pedro Castro e Léo Cittadini, também receberam sondagens por empréstimo, mas ainda não decidiram o futuro antes da reapresentação, que será no dia 6.

A proporção de jogadores revelados na base e contratados de fora é semelhante ao que Dorival pretende em 2016. Hoje, dos 39 nomes, 23 passaram pelos times de baixo do Santos, e 16 não tiveram esse histórico.

O Santos está no mercado e pode aumentar essa lista de 39 nomes em 2016. A primeira novidade deve ser Paulinho, que depende apenas da assinatura para ser oficializado, já que o Flamengo acertou a liberação por empréstimo de um ano. O clube ainda busca um meia-atacante para repor a perda de Marquinhos Gabriel, um centroavante para fazer sombra a Ricardo Oliveira e um ou dois zagueiros que reforcem o plantel.

VEJA OS JOGADORES DO ELENCO PROFISSIONAL DO SANTOS ATUALMENTE:

Goleiros: Vanderlei, Vladimir e João Paulo
Laterais-direitos: Victor Ferraz, Daniel Guedes e Galhardo
Laterais-esquerdos: Zeca e Caju
Zagueiros: David Braz, Gustavo Henrique, Paulo Ricardo, Leonardo, Lucas Veríssimo e Jubal
Volantes: Renato, Thiago Maia, Lucas Otávio, Ledesma, Leandrinho, Alison, Fernando Medeiros e Valencia
Meias: Lucas Lima, Serginho, Rafael Longuine, Léo Cittadini, Vitor Bueno, Elano, Wesley e Pedro Castro
Atacantes: Ricardo Oliveira, Gabigol, Geuvânio, Neto Berola, Marquinhos, Stéfano Yuri, Patito, Diego Cardoso e Lucas Crispim