Dorival Júnior, técnico do Santos

Dorival Júnior já mapeou o elenco do Santos e encerrou 'período de testes' (FOTO: Ivan Storti)

Léo Saueia
02/04/2016
08:05
São Paulo (SP)

Com a vitória sobre a Ferroviária na última quinta-feira, o Santos conquistou a classificação antecipada para a segunda fase do Paulistão, o que daria ao técnico Dorival Júnior certa tranquilidade para fazer novos testes na equipe nas próximas partidas e poupar jogadores mais cansados.

Entretanto, o próprio comandante ignora a oportunidade. Dos 25 jogadores de linha inscritos no Estadual, o técnico só não utilizou o zagueiro David Braz, o volante Valencia e o atacante Lucas Crispim, sendo que os dois primeiros ainda recuperam a melhor forma.

E é justamente neste dado que Dorival se apega para justificar que o período de testes já está encerrado e a oportunidade foi dada a cada um dos atletas na primeira fase, que souberam ou não aproveitá-la.

- Teste não, porque está todo já mundo bem preparado. Não tem mais testes. Alguma alteração que aconteça, com certeza quem entrar vai entrar com a confiança que temos. No domingo (contra o São Paulo), foram seis jogadores sem problemas nenhum. Pode ser que aconteça, sim - explicou Dorival.

Apesar da goleada na Vila Belmiro sobre a Ferroviária, a escalação que deixou o gramado no intervalo perdendo dentro de casa foi bastante contestada por conta da presença do marcador Alison na vaga do cerebral Renato.

O comandante santista definiu justamente ao longo do período de testes os suplentes para cada titular da equipe e firmou, após análises táticas, Alison como reserva imediato de Renato.

- No meio de campo, é Alison no lugar de Renato. Léo Cittadini no Thiago Maia e Longuine no Lucas Lima. Eu imaginei isso desde o início. Lógico que o Alison vem recuperando uma condição, porque ficou muito tempo parado. É natural que ainda tenha de ter sequência para deslanchar. Me pauto (para fazer substituições) nisso daí - disse.

Com planejamento seguido à risca desde o início da temporada, Dorival utiliza a coerência para fazer o elenco cada vez mais forte.