ARTHUR CESAR

Arthur Bote é titular da lateral esquerda do Santos na Copinha (Foto: PEDRO ERNESTO GUERRA AZEVEDO)

Gabriel Carneiro e Léo Saueia
06/01/2017
09:15
São Paulo (SP)

Neymar já deixou o Santos há bastante tempo. Era 2013 quando craque acertou sua transferência ao Barcelona, mas foi em 2012 que o ex-camisa 11 e ídolo santista "batizou" Arthur Bote. Titular da lateral esquerda dos Meninos da Vila na Copinha, o jovem ganhou o apelido após um treino com o elenco profissional, à época comandado por Muricy Ramalho.

No sub-15, o garoto que ainda era conhecido apenas como Arthur foi chamado para completar o treino e teve logo a ingrata missão de marcar Neymar. Mas, como ele mesmo explica em entrevista ao LANCE!, o desempenho não foi tão arrasador assim...

- Teve um treino que fiz na época de sub-15 contra os profissionais. Eu estava na lateral direita e o Neymar jogando contra a gente como ponta-esquerda. Aí em muitos lances eu consegui dar os botes nele e o pessoal começou a falar muito disso. Passou outra semana e aconteceu a mesma coisa em outro treino. A partir de então o pessoal todo da minha categoria passou a me chamar de Bote. Isso aconteceu em 2012 - conta, orgulhoso do feito.

- Eu gosto do apelido, né? Acho muito legal. O apelido representa muito para mim. Representa que eu estou sempre ligeiro, esperto, na defensiva. Já fala muito sobre minhas características - completa.

Disputando sua primeira edição da Copinha, Arthur Bote poderia este ano estar na competição pela terceira vez na carreira. Quis o destino, porém, que a oportunidade viesse apenas este ano. Agora 100%, a meta é o título? Por enquanto é a classificação à segunda fase.

- No primeiro ano de Copinha eu machuquei o púbis e no segundo eu peguei caxumba. Agora estou 100% para jogar e ansioso. Teremos um grupo bem disputado - explicou.