Brasil x Japão - Vôlei

Brasileiras venceram as japonesas no Maracanãzinho sem muito esforço (Foto: Paulo Sergio)

Afonso Cunha
13/08/2016
09:11
Rio de Janeiro (RJ)

"O modelo do alto rendimento sem a base, pode até melhorar o desempenho da modalidade, mas nunca vai criar um esporte olímpico vencedor. Só a base revelando talentos e o investimento no alto rendimento vai nos tornar uma potência olimpica.

Vejam o vôlei e copiem o modelo corrigindo as falhas. Vendo o Brasil e Japão me lembrei do meu pai me levando com os meus dez, doze anos para ver a seleção japonesa jogar contra o Brasil no ginásio do Minas. Que massacre!!!! Depois vi o mesmo acontecer contra Cuba e Peru, quem diria.... No Rio, em 2016, as meninas mal suaram a camisa para detonar o Japão.

Enquanto isto ficamos felizes com o oitavo lugar na ginástica artística masculina ou mesmo de participar e dar o nosso "melhor" na natação. É verdade que o Zanetti vai ganhar uma medalha, que espero seja de ouro. É o nosso Senna. O resto é tudo Rubinho.

Este modelo do COB é elitista e limitado. Legado seria mudar isto, levar o esporte para as escolas, para as comunidades. Uma política de inclusão social e com investimento ainda maior no alto rendimento. Como disse o meu ídolo atual, Barack Obama: "Quando fecho os olhos, só penso em ouro""