Rafael Valesi
31/05/2016
12:43
São Paulo (SP)

O técnico Antonio Carlos Barbosa divulgou nesta terça-feira em São Paulo a pré-lista da Seleção Brasileira feminina de basquete para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Dezoito atletas foram chamadas para os treinamentos para a competição, sendo que 12 estarão na equipe olímpica.

Duas das convocadas, no entanto, já podem se dizer olímpicas. As pivôs Érika e Clarissa, que atuam no Chicago Sky na WNBA, foram asseguradas no time que disputará a Olimpíada do Rio. Assim, 16 jogadoras brigarão por dez vagas. 

O time olímpico será definido entre os dias 30 de julho e 5 de julho, nos três amistosos que o Brasil fará contra a França em Biarritz. O grupo se apresentará no dia 2 de junho em Campinas, onde fará os treinamentos para os Jogos. Érika e Clarissa, no entanto, chegarão apenas em 15 de julho, por conta da WNBA, que está em andamento. Assim, o Brasil enfrentará a França sem estas duas atletas. 

- Deveremos seguir para a França com 13 jogadoras. Até lá, pretendemos ter a equipe com esse número. Na verdade serão 15, com a chegada da Érika e Clarissa, que já estão garantidas. Na França definiremos as outras 10 jogadoras para a Olimpíada. As outras duas estão garantidas - falou Barbosa.

Além dos amistosos contra a França, o Brasil disputará um torneio internacional contra Japão, França e um time a ser definido em Campinas, entre 27 e 30 de julho. O último desafio antes da Olimpíada será uma partida amistosa, também contra adversário indefinido, no dia 2 de agosto em Mogi das Cruzes.

Veja a pré-lista da Seleção Brasileira feminina de basquete para a Rio-2016

Armadoras
Adrianinha, Bárbara (Babi), Joice e Tainá

Alas
Iziane, Isabela Ramona, Jaqueline Silvestre, Palmira, Patrícia Ribeiro e Tatiane

Pivôs
Érika, Clarissa, Damiris, Êga, Kelly, Gilmara Justino, Nádia Colhado e Karina Jacob.

Confira a programação da equipe até a Olimpíada

Apresentação
Será nesta quinta-feira às 12h, no Noumi Plaza Hotel, em Campinas.

Treinamentos
Acontecerão no ginásio do Clube Concórdia, também em Campinas, entre 2 de junho e 31 de julho. O local era utilizado pelo extinto time Vôlei Amil, que disputava a Superliga feminina, e era treinado por José Roberto Guimarães.

Amistosos
- Entre 30 de junho e 5 de julho, o Brasil enfrentará a França em três amistosos na cidade francesa de Biarritz.
- A Seleção também disputará um torneio internacional em Campinas entre os dias 27 e 30 de julho, contra Japão, França e um adversário a ser definido.
- Por fim, a preparação será encerrada com um último amistoso no dia 2 de agosto, em Mogi das Cruzes, contra adversário a ser definido. A Seleção masculina também fará amistoso na cidade paulista no mesmo dia. No dia 3, o time entrará na Vila Olímpica no Rio de Janeiro.