Sem convite, atletas fazem combate para definir última vaga na Rio-2016

Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan lutam nesta sexta-feira para definir o representante do país no estilo greco-romano até 130kg

Luta Olimpica (foto:Divulgação)
Antoine Jaoude conquistou a vaga para o Brasil no pré-olímpico (foto:Divulgação)

Escrito por

O último classificado do Brasil na luta olímpica para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vai ser definido mesmo por meio de uma luta. Nesta quarta-feira, a United World Wrestling (UWW) informou que o Brasil não vai receber um convite na modalidade por ser o país-sede e, assim, Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan terão de se enfrentar para definir o classificado no estilo greco-romano até 130kg.

A disputa entre os dois atletas está marcada para sexta-feira, dia 15, a partir das 14h. Serão três combates para definir o classificado.
O comunicado da Federação Internacional aconteceu via carta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que comunicou a Confederação Brasileira de Wrestling.

- A Federação Internacional informou que os quatro convites de país-sede serão realocados para os melhores atletas não classificados no Mundial de Las Vegas (EUA), de 2015. Como a regra prevê que, caso o país-sede classificasse quatro ou mais atletas, os convites seriam realocados, fizemos um apelo para que ao menos um convite viesse para o Brasil no intuito de evitar que Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan lutassem. Infelizmente, a comissão responsável por decidir adotou esse critério para realocar as vagas e os dois atletas vão definir a vaga no tapete - explicou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e membro da United World Wrestling.

Luta Olimpica (foto:Divulgação)
Titular na categoria, Eduard Soghomonyan passou mal durante o Pré-Olímpico e não competiu (foto:Divulgação)

A vaga para o Brasil na categoria até 130kg foi conquistada no pré-olímpico das Américas de 2016, em Frisco (EUA). O titular Eduard Soghomonyan passou mal e não pôde lutar. Assim, Antoine Jaoude, da categoria até 125kg do estilo livre masculino, concordou em realizar uma seletiva caso conquistasse a vaga, uma vez que o atleta classifica a categoria e o país, e não a si próprio. Antoine ficou em segundo lugar no pré-olímpico e garantiu mais uma vaga para o Brasil.

Vale lembrar que o Brasil já tem quatro atletas classificadas para a Rio-2016 no estilo livre feminino: Aline Silva (até 75kg), Joice Silva (até 58kg), Lais Nunes (até 63kg) e Gilda Oliveira (até 69kg).​

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter