Samuel Albrecht e Isabel Swan saem na frente pela vaga olímpica na classe Nacra 17

Dupla terminou o Sul-Americano, no Rio de Janeiro, na 6ª colocação. Classificação será definida na Copa Brasil de Vela, na próxima semana

Samuel Albrecht e Isabel Swan (foto:Divulgação)
Samuel Albrecht e Isabel Swan estão perto de garantir vaga no Rio 2016 na classe Nacra 17 (foto:Divulgação)

Escrito por

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, na classe 470 feminina, Isabel Swan deu um passo importante para voltar a disputar o maior evento esportivo do mundo. Nesta sexta-feira (11), ela, ao lado do parceiro Samuel Albrecht, terminou o Sul-Americano de Nacra 17, na Baía de Guanabara, no Rio, na 6ª posição, com 96 pontos perdidos. Assim, a dupla abriu boa vantagem sobre os demais adversários na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A disputa final será na III Copa Brasil de Vela, na próxima semana, também na Baía de Guanabara.

- Estamos focando no dia após dia, regata após regata. Largamos na frente na disputa pela vaga olímpica, mas a Copa Brasil é um novo campeonato. Nosso objetivo é manter uma boa média para conquistarmos a vaga nos Jogos Rio 2016 - disse Isabel.


Entre os demais brasileiros, João Bulhões e Gabriela Nicolino ficaram em 13º; Juliana Mota e Andres Leandro Azambuya, em 15º; Andre Mirsky e Kyra Mirsky terminaram em 18º; Marcos Ferrari e Carolyne Silvestre foram 24º; Clinio de Freitas e Claudia Swan encerraram em 25º; e Rodrigo Monteiro e Patricia Gatti ficaram em 26º. Os campeões do Sul-Americano foram os neozelandeses Gemma Jones e Jason Saunders, com 58 pontos perdidos. Em segundo ficaram os italianos Vittorio Bissaro e Silvia Sicouri, com 77 pontos perdidos, e, em terceiro, os suíços Matias Buhler e Nathalie Bruggir, com 81 pontos perdidos.

Para definir os representantes nos Jogos Olímpicos, a Confederação Brasileira de Vela adotou o critério de avaliação do desempenho nas principais competições nacionais e internacionais em 2013,2014 e 2015. Por meio de análises dos resultados, o Conselho Técnico da Vela (CTV) define o representante. No caso da Nacra 17, após avaliação neste período, não foi possível definir a dupla classificada. Assim, o CTV decidiu que os resultados no Sul-Americano e na Copa Brasil irão definir quem disputa a classe no Rio 2016. A vaga ficará com a dupla que obtiver o melhor resultado na soma das duas colocações. Caso haja empate, o desempenho na Copa Brasil será preponderante.

Atualmente, a Equipe Brasileira de Vela conta com 11 velejadores confirmados nos Jogos Olímpicos Rio 2016. São eles Robert Scheidt, na classe Laser; Fernanda Decnop, na Laser Radial; Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, na 470 feminina; Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX; Marco Grael e Gabriel Borges, na 49er; Jorge Zarif, na Finn; Patricia Freitas, na RS:X feminina; Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculina. Além da Nacra 17, ainda falta definir a dupla da 470 masculina.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter