Jogos de Roma-2024

Após ser sede dos Jogos de 1960, Roma volta a brigar pelos Jogos Olímpicos

Fábio Suzuki
04/08/2016
14:33
Rio de Janeiro (RJ)

O Comitê de Roma-2024 aproveitou a visibilidade dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro para mostrar algumas das apostas da capital italiana para sediar novamente uma Olimpíada após 64 anos. Na campanha, a entidade apostará na estrutura que a cidade já tem para receber eventos esportivos, na sustentabilidade das instalações olímpicas e nas oportunidades do evento de possibilitar tanto um novo desenvolvimento a uma das cidades mais antigas da Europa como também uma nova geração de atletas italianos.

A capital da Itália disputa os Jogos Olímpicos de 2024 com três cidades: Paris (França), Los Angeles (EUA) e Budapeste (Hungria). A escolha da cidade-sede da olimpíada pelo COI ocorrerá no final do ano que vem em evento que será realizado em Lima, no Peru. 

Um dos projetos para os Jogos que ficarão como legado para Roma será a Vila Olímpica, que o Comitê pretende passar para a Universidade de Roma Tor Vergata para ser utilizada pelos alunos da instituição. Além disso, a entidade italiana pretende usufruir da experiência de já ter sediado uma Olimpíada para aproveitar os benefícios do evento para um novo desenvolvimento da cidade em áreas como transporte e estruturas de mobilidade.

As instalações olímpicas ficariam distribuídas em cinco áreas diferentes da capital da Itália. Entre elas estão incluídas locais que foram utilizados nos Jogos de 1960, como o Palazzo dello Sport para sediar as competições de vôlei e ginástica rítmica, e o próprio Estádio Olímpico, que foi reformado e sediou a final da Liga dos Campeões de 2009.

Outra intenção do Comitê Rio-2024 é que os Jogos Olímpicos sejam uma oportunidade para o país desenvolver uma nova geração de atletas e também que a Itália passe a ter mais tradições em outras modalidades, como o futebol feminino.

- Nós temos esse sonho de sediar uma nova Olimpíada que será muito importante para oferecer todo um programa voltado ao desenvolvimento de novos atletas e também para inspirar crianças e jovens a praticarem esporte – comentou Fiona May, responsável pela relação com atletas do Comitê Roma-2024, que é campeã mundial de salto em distância e foi medalhista de prata na Olimpíada de Sidney.

O projeto para os Jogos de Roma em 2024 prevê a realização das competições em cinco áreas da capital italiana, que são:
- Foro Itálico, que inclui o Estádio Olímpico e uma arena de esportes aquáticos, onde serão realizados as provas de atletismo, esportes aquáticos, e cerimônias de abertura e encerramento;
- Fieri de Roma, complexo de eventos que receberia disputas como badminton, taekwondo, tênis de mesa e levantamento de peso;
- Tor Vergata, local mais próximo da Vila Olímpica com arenas para basquete, handebol, vôlei e ginástica;
- EUR, bairro da capital que receberia ginástica rítmica, hockey e triatlon;
- Centro Histórico, que teria competições como vôlei de praia, ciclismo e maratona.