Relembre as estreias do futebol masculino nas Olimpíadas recentes

Desde 1996, Brasil só perdeu uma vez na estreia

Trapalhada de Dida e Aldair na estreia da Seleção Olímpica de 1996
(Foto: Reprodução/Internet)

Escrito por

A cerimônia de abertura das Olimpíadas será nesta sexta-feira, mas os Jogos Olímpicos para o Brasil começaram antes. Nesta quarta-feira, a Seleção Feminina de Futebol superou a China por 3 a 0.  Nesta quinta-feira, é a vez do futebol masculino estrear. O adversário será a África do Sul e a partida será em Brasília.  

Junto com o LANCE!, relembre as estreias do Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos desde 1996. O retrospecto é positivo. 

21 de julho de 1996: Brasil 0 x 1 Japão

Nas Olimpíadas de Atlanta, apesar da medalha de bronze,  a zebra esteve solta para o nosso lado. Logo na estreia, uma derrota para o Japão. No lance do gol dos asiáticos, um contra-ataque, Dida saiu da meta para evitar o pior e acabou se chocando com o  zagueiro Aldair. Uma verdadeira trapalhada. 

Apesar do tropeço na estreia, o Brasil se recuperou e venceu as outras duas partidas da primeira fase. Diante da Hungria, fez 3 a 1 com gols de Ronaldo Fenômeno(na época, Ronaldinho); Bebeto e Juninho Paulista. Terminou a primeira fase vencendo a Nigéria por 1 a 0. 

Nas semifinais, os nigerianos novamente estiveram no caminho do Brasil. Desta vez, porém, a zebra voltou a atacar e os nigerianos reverteram um placar de 3 a 1 e venceram por 4 a 3 com gols nos últimos 15 minutos da partida. Na disputa de terceiro lugar, veio o alento: 5 a 0 em cima de Portugal, com hat trick de Bebeto, e a medalha de bronze. 

14 de setembro de 2000: Brasil 3 x 1 Eslováquia.  
 
Nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, o Brasil estreou vencendo. No entanto, novamente, uma zebra africana adiou o sonho do ouro brasileiro.  Alex, Edu e  Čišovský(contra) fizeram os gols brasileiros. 

Na sequência da primeira fase, a África do Sul, adversário desta quinta-feira, venceu o Brasil pelo mesmo placar: 3 a 1. Edu fez o nosso gol de honra. No término da primeira fase, novamente o Japão, nosso carrasco quatro anos antes. Dessa vez, porém, a vitória veio por 1 a 0, com gol de Alex. 

Nas quartas de final, o Brasil perdeu para o Camarões por 2 a 1. Ronaldinho Gaúcho marcou o tento brasileiro. 

7 de Agosto de 2008: Brasil 1 x  0 Bélgica 

Após ser desclassificado no pré olímpico de 2004, o Brasil chegou aos Jogos de 2008, em Pequim,  com muita expectativa e jogadores de qualidade. Entre eles, Diego, Sóbis, Ronaldinho Gaúcho, Pato e Thiago Neves.

Na primeira partida, vitória magra em cima da Bélgica. Hernanes marcou para o Brasil. Na sequência da primeira fase, duas goleadas- 5 a 0 na Nova Zelândia e 3 a 0 nos donos da casa. O Brasil terminou com o Bronze,  após perder de 3 a 0 para a Argentina na semifinal. 

26 de julho de 2012: Brasil 3 x  2 Egito  

Na estreia dos Jogos de Londres, o Brasil venceu o Egito por 3 a 2. Neymar, Damião e Rafael fizeram os gols brasileiros.  Na sequência da primeira fase, novas vitórias com o Brasil marcando três gols: 3 a 1 na Bielorrússia e 3 a 0 na Nova Zelândia.  

Na fase final, o Brasil manteve o padrão de fazer três gols por partida: 3 a 2 em Honduras, nas quartas, e 3 a 0 na Coréia do Sul, nas semis. Na final, porém, a história mudou e o Brasil perdeu por 2 a 1 para o México. Foi a terceira medalha de Prata do Brasil na modalidade. As outras foram em Los Angeles 1984 e  Seul 1988. 

E em 2016, o que esperar? 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter