Marcelo Laguna
09/08/2016
07:00
Enviado especial ao Rio de Janeiro (RJ)

Uma pequena estância turística, localizada a 330 km da cidade de São Paulo, está entrando no mapa do esporte olímpico brasileiro nesta Olimpíada Rio-2016. Cercada por rios e corredeiras, Piraju assegurou sua condição de protagonista na canoagem slalom do Brasil ao classificar seus três representantes para as semifinais da competição. Nesta quarta-feira, Pedro Gonçalves, o Pepe, disputará a semifinal do K1 (caiaque individual), enquanto que a dupla Anderson Oliveira e Charles Corrêa buscarão classificação para a final na prova do C2 (canoa dupla) na quinta-feira.

Engana-se quem acha que se trata apenas de uma coincidência que três representantes de uma mesma cidade estejam fazendo bonito em um esporte ainda sem tradição no Brasil. Piraju orgulha-se de ser uma espécie de formadora de talentos para a canoagem slalom, graças a um projeto social criado em 2002 e cujos resultados começam a aparecer. O trio que compete em Deodoro segue os passos da primeira filha ilustre da cidade a brilhar em Jogos Olímpicos – Poliana de Paula, 14ª colocada na semifinal de Pequim-2008.

– Piraju é o celeiro mundial da canoagem. Tive que me mudar de lá com 16 anos, para treinar com a Seleção permanente em Foz do Iguaçu, mas desde criança a gente vive e respira canoagem – diz Pepe, que não se importa de fazer propaganda da cidade, tanto que exibe no braço esquerdo uma tatuagem com as coordenadas geográficas.

Seus conterrâneos e colegas de equipe também começaram a experimentar bem novos os desafios da canoagem slalom em Piraju.

– Espero que possamos servir de espelho para que novos talentos sejam revelados para a canoagem em Piraju – disse Anderson Oliveira.

Colega de escola de Oliveira, Charles Corrêa começou na slalom junto com o amigo, mais por curiosidade após convite de algumas amigas que já praticavam a modalidade.

- Eu fazia remo, até que essas amigas me chamaram para experimentar a canoagem slalom. Chamei o Anderson para ir comigo. Eu sempre gostei de um esporte mais radical, com um pouco mais de adrenalina - disse Corrêa, que mora atualmente em Foz do Iguaçu, onde treina a Seleção Brasileira permanente, ao lado de Oliveira e Gonçalves.

Saiba mais sobre Piraju

Fundação: 25/4/1880
Área: 506.225 km²
População: 29.599 (IBGE/2014)
Temperatura média: 21°
Distância de São Paulo: 330 km
Altitude média: 646 m
É um dos 29 municípios de São Paulo considerados estâncias turísticas, principal fonte de renda da cidade. É localizada próxima de vários rios, sendo o principal deles o Paranapanema