Bruno Cassucci
05/08/2016
06:00
Enviado especial a Brasília (DF)

Momentos importantes da história do Brasil foram pontuados por cartas históricas. Pero Vaz de Caminha mostrou seu encanto pelo Novo Mundo, Getúlio Vargas dirigiu-se ao povo brasileiro antes do suicídio, e Lula fez a "Carta ao Povo Brasileiro" para se eleger em 2002. Houve também cartas de alforria, a Carta Magna (Constituição) e, mais recentemente, a mensagem do então vice Michel Temer à presidente Dilma Rousseff, prenunciando o processo de impeachment.

Nesta sexta-feira, o país viverá novamente um dia inesquecível, com a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Desta vez, quem escreve a carta é um rei: Pelé, que estava cotado para acender a pira olímpica, mas disse que não participará da cerimônia por não estar em plenas condições físicas. A pedido do LANCE!, o maior atleta do século 20 fez um texto ao atleta brasileiro do século 21. Não só aos de alto rendimento, que estarão competindo por lugares no pódio, mas a todos que veem no esporte ganhos além das medalhas, como saúde, disciplina, companheirismo e outros valores. Aproveite! E se você ainda não for um atleta, junte-se ao time.



"Estamos chegando ao início de um momento único para o Brasil e particularmente para o esporte brasileiro: uma Olimpíada e Paralimpíada no Brasil pela primeira vez.

Quero me dirigir a todos os esportistas brasileiros de ambos os sexos, idade, profissional ou amador.

Esporte é vida, é saúde e principalmente uma parte importante para a formação física e intelectual de qualquer indivíduo.

Ele é um meio que as pessoas podem utilizar para desenvolver e aprimorar seus atributos pessoais mais importante: disciplina, determinação, perseverança, espírito de equipe, além de hábitos saudáveis como alimentação, exercícios e repouso.

Tudo isso, somado às atividades pessoais e profissionais de cada um, fazem um povo ser mais unido e que convivam com mais harmonia, permitindo assim que a felicidade seja um bem atingível por todos.

Desejo a todos os esportistas que continuem seguindo esse caminho e que o legado que certamente essas Olimpíada e Paralimpíada deixarão em nosso querido Brasil estimule aos que ainda não tenham entrado em nosso time, que venham: todos serão bem-vindos. A saúde deles agradecerá como nós também que ficaremos felizes com novos companheiros.

Aos brasileiros que participarão desses dois eventos, desejo sucesso e que Deus abençoe a todos.

Como todo amor, Pelé."

Carta Pelé
Carta do Rei enviada ao L!