Patrícia Freitas tem bom dia na vela e segue na briga por medalha

Classe RS:X feminina está muito equilibrada e brasileira está 'no bolo' de cima

Patricia Freitas, velejadora da classe RS:X (Foto: William West/AFP)
Patricia Freitas, velejadora da classe RS:X (Foto: William West/AFP)

Escrito por

A velejadora Patrícia Freitas, da classe RS:X feminina, teve o melhor desempenho entre os brasileiros na Baía de Guanabara nesta quinta-feira. Assim, faltando apenas uma regata antes da medal race, que será domingo, ela segue no ritmo forte na briga por medalha, na quinta colocação geral.

Patrícia ficou com o décimo lugar na sétima regata. Mas ela venceu a oitava regata e deu um saltinho na classificação. A nona regata fechou o dia, e a brasileira acabou em terceiro.

- Acho que foi o melhor dia do campeonato. Fiquei satisfeita. Consegui ir bem, meu técnico gostou. Estou fisicamente bem, já comecei as meninas cansadas. A medal race é ponto duplo, então dá uma bagunçada na classificação - disse a velejadora de 26 anos.


Na classe de Patrícia, a liderança segue com a italiana Flavia Tartaglini, com 35 pontos, mas duas velejadoras (a francesa Charline Picon e a russa Stefaniya Elfutina) estão com um a mais - na vela, a contagem é por pontos perdidos. Patrícia tem 47.

Ainda no RS:X, mas no masculino, Ricardo Winicki, o Bimba, foi o 21º colocado na sétima regata. Na oitava, o brasileiro terminou em nono. O dia terminou com a conclusão da nona regata, a penúltima antes da medal race, na qual Bimba também foi nono. No geral, ele aparece na oitava colocação e a chance de medalha é muitíssimo remota.

Na classe Nacra, Isabel Swan e Samuel Aldebrecht chegaram em 17º na terceira regata. A dupla melhorou o desempenho na quarta, fazendo um nono lugar. A progressão continuou, culminando com o segundo lugar na quinta regata.

Jorge Zarif, da classe Finn, terminou a quinta regata da Rio-2016 na segunda posição. Só que ele foi pior na sexta regata, terminando em 19º. O velejador, que chegou a ficar em terceiro no geral, acabou o dia na décima colocação.

Na 470 masculino, Bruno Haddad e Henrique Bethlem terminaram a terceira regata em penúltimo (25º lugar). Na quarta, ficaram com o 17º lugar. No geral, a dupla aparece na 23ª posição.

Na 470 feminino, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ficaram na 13ª colocação na terceira regata. Na quarta, elas melhoraram um pouco, terminando em 10º. No total, as brasileiras estão na nona posição.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter