Jonas Moura
02/03/2016
15:27
Rio de Janeiro (RJ)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugurou mais duas instalações olímpicas para os Jogos Rio-2016 nesta quarta-feira, no Complexo Esportivo de Deodoro. A Arena da Juventude, que receberá jogos da primeira fase do basquete feminino, além da esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas, e o Estádio de Deodoro, que será palco de rúgbi, três modalidades do pentatlo moderno e futebol de 7, estão 100% concluídos, de acordo com a prefeitura.

Embora a quadra de jogo da Arena da Juventude ainda não tenha sido montada, os sistemas de energia, ar condicionado, iluminação, água e esgoto foram finalizados. Ainda resta a instalação das arquibancadas provisórias de 3 mil lugares, que se somarão aos 2 mil permanentes. Como tem sido comum em outras construções, as cadeiras serão colocadas em data próxima aos Jogos para economizar despesas. O mesmo vale para o estádio.

– O (Estádio de) rúgbi é um gramadão que terá todas as arquibancadas temporárias. Não é exatamente o esporte mais praticado no Brasil, com todo o respeito, então manteremos apenas o campo. E a Arena da Juventude tem um equipamento super qualificado para uma área da cidade que não dispõe desse tipo de instalação – afirmou o prefeito, que fez um agradecimento ao Exército Brasileiro, dono do espaço.

As duas obras estão incluídas no custo total de R$ 647,1 milhões para a área norte do Complexo de Deodoro, bancados pelo governo federal. Após os Jogos, a Arena da Juventude e o Estádio de Deodoro serão parte de um conjunto esportivo administrado pelo Exército. 

– É um legado que deixamos para a sociedade brasileira – avaliou o diretor-geral do Comitê Rio-2016, Sidney Levy.

Até agora, Deodoro já tem seis instalações concluídas. Além da Arena da Juventude e do Estádio, a prefeitura já havia inaugurado o centro de hóquei sobre grama, o circuito de canoagem slalom e os centros de ciclismo BMX e mountain bike. Restam ainda os trabalhos finais de adequação do Centro de Hipismo, do Centro de Tiro e do Centro Aquático.

O Estádio será utilizado neste fim de semana, durante o Campeonato Internacional de Rúgbi Sevens, evento-teste da modalidade.