De olho no revezamento, Rosângela e Ana Cláudia não correrão os 200 m

Mesmo inscritas na prova, as duas serão poupadas pela comissão técnica do atletismo do Brasil, que aposta tudo nas chances de medalha no revezamento 4 x 100 m 

Rosângela Santos
Comissão técnica do Brasil não irá escalar Rosângela Santos para a prova dos 200 m, no dia 15 (Foto: divulgação)

Escrito por

Principais nomes das provas de velocidade do atletismo feminino do Brasil, Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos serão poupadas da prova dos 200 m na Olimpíada Rio-2016, cuja eliminatória está prevista para acontecer no próximo dia 15. Mesmo inscritas tanto na lista do COB (Comitê Olímpico do Brasil) quanto do sistema oficial de informação dos Jogos, as duas não deverão participar. O motivo é deixá-las em condições físicas ideais para o revezamento 4 x 100 m, que terá a rodada eliminatória acontecendo três dias depois.

- Resolvemos tirar as duas dos 200 m, pois entendemos que eles precisam estar descansadas para correr o revezamento, que é uma de nossas grandes esperanças de medalha. Só deverão correr a Kauiza Venâncio e a Vitória Rosa - afirmou Katsuhiko Nakaya, um dos treinadores da equipe feminina.

Ana Claudia Lemos, que ficou afastada desde o início do ano por causa de suspensão de doping e foi liberada definitivamente esta semana pela Iaaf (Associação das Federações Internacionais de Atletismo) tinha se qualificado para os 200 m com o tempo de 23s08, obtido em maio do ano passado em São Bernardo do Campo (SP). Já Rosângela Santos teve como marca qualificatória 22s77, obtida em Birmingham (ING), também em 2015.

As duas atletas que serão escaladas para correr os 200 m possuem tempos inferiores. Kauzia Venâncio obteve seu índice somente no Troféu Brasil, realizado no último mês de junho, quando marcou 22s93. A marca de Vitória Rosa é ainda pior - 23s11, que obteve ainda em 2015.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter