Curiosidades olímpicas: Jogos de 1896 resgataram o culto ao esporte

Primeira edição dos Jogos Olímpicos da era Moderna, na Grécia, distribuiu medalhas de prata para os vencedores, e teve natação no mar

Olimpíada de 1986, em Atenas.
O estádio Panathinaico, que existe até hoje em Atenas, na época dos Jogos de 1896 (Foto: Reprodução)

Escrito por

A escolha de Atenas como sede da primeira Olimpíada da era Moderna simbolizou um reconhecimento à Grécia, berço dos Jogos na Antiguidade. A competição aconteceu entre os dias 6 e 15 de abril de 1896 e teve como grande idealizador o pedagogo e historiador francês Pierre de Frédy, conhecido por Barão de Coubertin, criador do Comitê Olímpico Internacional (COI). Motivado pelo ideal de educar por meio do esporte, ele queria fazer da Olimpíada uma forma de unir os povos e promover a paz, fazendo com que os jovens e os países se envolvessem com algo maior do que pensar em guerras e conflitos.

No final do século XIX, a Grécia enfrentava grave crise política e econômica e não tinha recursos para organizar a Olimpíada. Ela só foi realizada porque o milionário empresário Giogios Averoff custeou a reforma do Estádio Panathinaico, a revitalização do centro de Atenas e a construção de alguns dos espaços para as disputas.

O alemão Karl Schumann foi o primeiro colocado nas provas do cavalo e participou da equipe campeã nas barras assimétricas e barras paralelas. Domínio incrível na ginástica. Além disso, ele faturou o primeiro lugar na luta greco-romana.

Os vencedores de cada prova dos Jogos de Atenas-1896 recebiam uma medalha de prata e um ramo de oliveira, enquanto os vice-campeões ganhavam uma medalha de cobre e um ramo de louro. O terceiro colocado não recebia nada. Apesar disso, o COI atribui medalhas de ouro, prata e bronze aos vencedores de Atenas para facilitar a tabulação de medalhas na história.

As provas da natação foram disputadas em mar aberto porque a organização se recusou a gastar com a construção de um espaço específico para a modalidade. Por isso, os nadadores sofreram com as baixas temperaturas da água, sempre em torno dos 10ºC.

Atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro foram as nove modalidades no programa da primeira Olimpíada moderna. O críquete também estava previsto, mas foi cancelado em razão do baixo número de inscritos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter