Wagner Domingos, o Montanha, conseguiu assegurar um lugar na final do lançamento de martelo

Wagner Domingos, o Montanha, conseguiu assegurar um lugar na final do lançamento de martelo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Marcelo Laguna
17/08/2016
15:23
Enviado especial ao Rio de Janeiro (RJ)

Após acabar com um jejum que durava desde a Olimpíada de Los Angeles-1932 e se classificar para disputar a prova do lançamento do martelo nos Jogos Rio-2016, o brasileiro Wagner Domingos, o Montanha, conseguiu um outro feito importante, que foi o de se classificar para a final, ao alcançar a marca de 74m17. Apesar de ter sido o primeiro colocado em seu grupo, Montanha ficou com o nono lugar na classificação geral. A final será realizada nesta sexta-feira, a partir das 21h05, no Estádio Olímpico do Engenhão.

- O nosso objetivo desde o início da preparação era conquistar um lugar na final. Sei que não teria chegado até aqui sem o apoio que tive e sem a experiência de poder treinar com o Vladmir Kevo, na Eslovênia - disse Montanha, referindo-se ao seu treinador, que comandou o esloveno Primoz Kozmus, ouro em Pequim-2008 e prata em Londres-2012.

Montanha, que tem como melhor resultado na carreira 78m63, obtido em junho deste ano, assegurou a marca que lhe deu vaga para a final na segunda tentativa. Em sua série, ele ficou à frente do polonês Pawel Fajdek, que nesta temporada marcou os dez melhores resultados no lançamento do martelo, porém acabou eliminado.

O primeiro colocado na classificação geral das eliminatórias foi outro polonês, Wojciech Nowicki, que lançou o martelo a 77m64, seguido de Ivan Tsikhan, de Belarus, com 76m51.