Felipe Domingues
12/08/2016
07:30
Rio de Janeiro (RJ)

Michael Phelps do tablado? Usain Bolt da ginástica? Michael Jordan dos aparelhos? Esqueça as comparações, ela é única. Essa frase não foi dita por nenhum especialista esportivo, mas uma jovem de apenas 19 anos: Simone Biles. Candidata a maior destaque dos Jogos do Rio de Janeiro, a americana fica perto de um recorde histórico em Olimpíadas.

A pequena de 1,45m conquistou na terça-feira uma medalha de ouro por equipes. Na quinta, subiu ao ponto mais alto do pódio no individual geral. Na segunda prova, aliás, liderou em notas em três dos quatro aparelhos. E três, inclusive, é o número de finais que Simone ainda disputa no Rio.

Favorita, a jovem terá mais três chances de provar que, de fato, é a maior ginasta do mundo. No dia 14, compete no salto e, nos dois dias seguintes, na trave e no solo, respectivamente.

Caso o esperado se confirme e Simone fique com o ouro nas provas, ela ouvirá cinco vezes o hino nacional americano, um recorde.

Isso porque, em toda a história olímpica, quatro ginastas conseguiram quatro medalhas de ouro em uma mesma Olimpíada. Em Melbourne (AUS), em 1956, a húngara Ágnes Keleti e a soviética Larissa Latynina foram quatro vezes campeãs, assim como a tchecoslovaca Vera Caslavska, no México, em 1968, e a romena Ecaterina Szabo, em Los Angeles (EUA), em 1984, sendo essa, a última.

Em sua carreira, a americana estreante em Olimpíadas já detém 14 medalhas em Mundiais, sendo dez de ouro. Caso conquiste os cinco ouros no Brasil, se torna, com apenas uma edição olímpica, a terceira maior campeã de toda a história, atrás apenas de Latynina e Caslavka.

Mas, você se lembra das comparações feitas ainda no início desse texto? Bom, quem é Simone Biles? Essa é uma pergunta que nenhum especialista consegue responder, já que, em seu esporte, ela parece disputar uma categoria à parte de qualquer outra competidora. Bom, já que é tão difícil, é melhor deixar que a própria americana defina, enfim, quem é Simone Biles:

- Não sou a próxima Usain Bolt ou Michael Phelps. Sou a primeira Simone Biles.