Olimpíadas 2012 - Londres - Arthur Nabarrete Zanetti celebrando a vitoria do ouro.

Arthur Zanetti é uma das esperanças do Brasil para tentar ser top 10 no quadro de medalhas (Foto: MIKE BLAKE)

LANCE!
31/07/2016
08:05
São Paulo (SP)

O Brasil competirá nos Jogos Olímpicos Rio-2016 com uma meta ambiciosa: ficar pela primeira vez na história entre os dez melhores países no quadro de medalhas. Contando com altos investimentos públicos e privados, e com o fator de competir em casa ao lado da torcida, a delegação brasileira espera dar um passo à frente no cenário internacional olímpico.

Com base nisso, o LANCE! produziu o documentário "Top 10: um sonho olímpico". Com edição de Angelo Martins e Rafael Valesi, e produção de Paula Mascára, o filme pega como ponto de partida esta meta nacional esportiva para discutir as ações feitas dentro e fora do ambiente competitivo, e questiona: o Brasil conseguirá alcançar seu objetivo?

Foram entrevistados atletas que competirão na Rio-2016 ou estiveram em edições passadas dos Jogos, e um dos mentores da meta do top 10 nacional, Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Todos eles são medalhistas olímpicos ou em Campeonatos Mundiais, e com bagagem de anos na elite do esporte mundial.

Confira a prévia do documentário, que será publicado na íntegra ainda nesta semana, antes do dia 5 de agosto, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, no Maracanã.