IPC tenta suspender Rússia dos Jogos Paralímpicos por casos de doping

Entidade abre procedimentos após analisar relatório sobre casos de irregularidades

Escândalo de doping pode tirar Rússia também da Paraolimpíada do Rio
Philip Craven é presidente do Comitê Paralímpico Internacional (Foto: Olivia Harris)

Escrito por

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) está disposto a colaborar para que a delegação completa da Rússia seja suspensa dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, que acontecerão entre 7 e 18 de setembro. A entidade anunciou nesta sexta-feira abriu procedimentos para vetar o Comitê Paralímpico russo do evento.

O IPC afirmou ter tomado a decisão após analisar relatório do professor Richard McLaren, responsável por avaliar a situação do combate ao doping na Rússia, e chegou à conclusão de que o comitê local tem "uma aparente incapacidade de cumprir com suas responsabilidades e obrigações como membro do IPC.

""Em virtude da cultura prevalecente do doping, endêmica no esporte russo nos níveis mais elevados, o Comitê Paraolímpico da Rússia parece incapaz ou relutante em assegurar a cooperação e a execução do código antidoping do CPI em sua jurisdição nacional. O CPI considera isso vital para garantir que atletas possam competir em uma disputa justa", disse o IPC, em comunicado.

O país já corre o risco de ser banido da Olimpíada em meio aos escândalos de doping envolvendo não só atletas, mas técnicos e autoridades do governo. A medida foi solicitada pela Agência Mundial Antidoping (Wada), A decisão está nas mãos do Comitê Olímpico Internacional (COI), que deve se pronunciar até domingo.

O presidente do CPI, Philip Craven, disse que o relatório de McLaren "inclui o nome de atletas paralímpicos associados com 35 amostras positivas de doping que desapareceram de um laboratório de Moscou". A entidade ainda prometeu testar novamente 19 amostras dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Sochi-2014.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter