IAAF define situação da Rússia nos Jogos Olímpicos nesta sexta

Entidade máxima do atletismo decide, em Viena, se os russos vão poder participar da Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto

Yelena Isinbayeva
Yelena Isinbayeva tem feito pressão para a absolvição russa (Foto: PHIL NOBLE/AFP)

Escrito por

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam apenas no dia 5 de agosto, mas esta sexta-feira é um dia decisivo para o atletismo da Rússia. O conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) se reúne em Viena (AUT) para definir se o país poderá disputar a modalidade.

Os russos foram suspensos de todas as competições internacionais em novembro do ano passado após a divulgação de um esquema de doping sistemático no atletismo do país patrocinado pelo governo.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) fez uma série de pedidos para a Rússia se adequar às normas da entidade internacional. Os russos, inclusive, já confirmaram que diversas ações já foram tomadas.

– No fim do dia, preenchemos todos os critérios, tudo o que foi pedido para a gente. Todos os atletas estão sendo controlados. Foram apresentados cem critérios para a gente, e na minha opinião, preenchemos todos eles – afirmou o ministro do esporte russo, Vitaly Mutko, em entrevista à agência de notícia Interfax.

Em meio a tudo isso, a Federação de Atletismo do Canadá enviou uma carta aberta à IAAF pedindo uma punição aos russos nesse caso.

Já o Comitê Olímpico Internacional prefere não opinar sobre isso.

- Não irei especular sobre a decisão. Está nas mãos da IAAF. Estamos aguardando – afirmou o presidente da entidade, Thomas Bach.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter