Alison e Bruno Schmidt - vôlei de praia

Alison em um de seus bloqueios na semifinal olímpica em Copacabana (Foto: LEON NEAL/AFP)

Rafael Valesi
16/08/2016
18:02
Rio de Janeiro (RJ)

O país do vôlei de praia está na final masculina do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Nesta terça-feira, os brasileiros Alison e Bruno Schmidt classificaram-se para a disputa da medalha de ouro na arena montada na praia de Copacabana, ao vencerem os holandeses Brouwer e Meeuwsen por 2 sets a 0, com parciais de 21-17, 21-23 e 16-14, na semifinal do torneio.

Com o resultado, o Brasil garantiu sua 13ª medalha nos Jogos Rio-2016 - ainda nesta terça-feira, Robson Conceição disputará a final do boxe na categoria até 60kg, e o país também assegurou um pódio no vôlei de praia feminino.

O clima estava todo favorável para os jogadores da casa. A torcida lotou a quadra e atuou ao lado de Alison e Bruno Schmidt. Além disso, Alison estava inspirado no jogo, principalmente nos bloqueios. O gigante de 2,03m parou as tentativas de Brouwer e Meeuwsen. O Mamute, como também é conhecido, também estava em sintonia com a torcida. Após quase todos os pontos, ele pedia os gritos dos fãs, que correspondiam.

Enquanto o primeiro set foi dominado pelos brasileiros, o segundo teve toques de drama. Alison e Bruno Schmidt abriram 20 a 17 e chegaram a ter quatro match points na mão, mas desperdiçaram todas as chances de fechar a segunda parcial. Uma vitória que era  praticamente certa escapou pelos dedos. Os brasileiros, que já estavam quase na linha de chegada, tiveram de voltar ao ponto de partida. 

O mau momento no jogo, no entanto, durou pouco. A dupla brasileira conseguiu se recuperar rapidamente do baque, e controlou o placar do terceiro set. No fim, vitória por 2 a 1 e final para o Brasil.

Bruno Schmidt tentará sua primeira medalha olímpica da carreira. Já Alison buscará a redenção após perder a final nos Jogos de Londres-2012. Na ocasião, ele fazia dupla com Emanuel, e acabou com a prata.