Felipe Wu (centro) conquistou a medalha de ouro na etapa de Bangkok da Copa do Mundo de tiro esportivo (Foto: Divulgação)

Felipe Wu (centro) conquistou o ouro na etapa de Bangkok da Copa do Mundo de tiro esportivo (Foto: Divulgação)

LANCE!
05/03/2016
15:18
São Paulo (SP)

Uma nova esperança olímpica surgiu para o Brasil. O jovem Felipe Wu, de 23 anos, conquistou a medalha de ouro na etapa de Bangkok (TAI) da Copa do Mundo de tiro esportivo, na prova da pistola de ar, neste sábado.

A primeira etapa do torneio internacional mostra o bom momento do atleta paulistano, que havia conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura (2010) e o ouro no Pan-Americano de Toronto (CAN), no ano passado.

Atualmente, o brasileiro é o 56º no ranking mundial de sua prova e, na Copa do Mundo, derrotou o americano Will Brow (16º), que ficou com a prata, e o vietnamita Vinh Xuan Hoang (24º), terceiro colocado.

- É incrível, estou extremamente feliz. O trabalho duro deu resultado hoje. Há dois anos eu venho treinando mais e os resultados vieram junto com esse esforço: venci o Pan-Americano do ano passado e, agora, estou no pódio da primeira etapa da Copa do Mundo - comemorou o jovem.

Na fase de classificação, Felipe ficou na terceira colocação geral entre 47 atletas, com 582 pontos. Já na decisão, Felipe se manteve o tempo todo entre os primeiros colocados, mas apenas em seus dois últimos tiros conseguiu "tomar" a medalha de ouro do americano.

Isso porque Brow liderava a competição por três décimos e, em seu penúltimo tiro, marcou 10.2 pontos, contra 10.5 de Wu, o que empatou a final. No disparo decisivo, o brasileiro acertou a marca de 10.2, contra 9.7 do americano, garantindo a láurea por cinco décimos de vantagem (201.9 a 201.4).

- Esse é um ano muito importante para o Brasil e os esportes no país. Temos todos os olhos em nós. Nossa imprensa nacional começa a nos seguir cada vez mais até a Olimpíada. E isso é crucial, especialmente no tiro esportivo, que não é tão popular no Brasil. Estou feliz por contribuir para espalhar o conhecimento sobre nossas disciplinas por meio de minhas vitórias - disse Felipe, que ainda fez uma "promessa":

- Continuarei trabalhando para chegar pronto em agosto (Jogos Olímpicos).

Confira abaixo a final completa da etapa de estreia da Copa do Mundo: