Provas do remo são canceladas, China leva 1º ouro e Erika Miranda briga pelo bronze: a manhã olímpica

Larissa e Talita estreiam com vitoria convincente; Charles Chibana é eliminado e mesatenista consegue vaga nas oitavas de final. Toldo iguala resultado histórico na esgrima

Erika Miranda só briga pelo bronze agora
 (Foto: Divulgação/CBJ)

Escrito por

O segundo dia de competições nos Jogos Olímpicos do Rio não foi da forma como a delegação brasileira imaginava. Cotada como favorita na disputa pelo ouro olímpico, a judoca Erika Miranda foi derrotada nas quartas de final e não tem mais chances de brigar pelo lugar mais alto do pódio. Seu companheiro de seleção, Charles Chibata, também não foi bem e acabou eliminado logo na estreia. Ainda nesta manhã, as competições do remo foram canceladas por conta dos fortes ventos que assolavam a Lagoa Rodrigo de Freitas.

No entanto, o Brasil também conquistou bons resultados em outras competições. No vôlei de praia, Larissa e Talita estrearam bem e arrancaram uma vitória convincente diante das russas Ukolova e Birlova. No tênis, Bellucci avançou à segunda rodada e o mesatenista Hugo Calderano garantiu sua vaga nas oitavas de final do individual masculino. 

Judô

O dia não começou bem para o judô brasileiro. Logo em sua estreia na Olimpíada, o paulistano Charles Chibana foi derrotado para o japonês Masashi Ebinuma na categoria meio-leve (até 66kg). O resultado frustou as expectativas da torcida brasileira, que lotou a Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, para vibrar pelo judoca.

Na sequência, Erika Miranda foi ao tatame e derrotou a tunisiana Hela Aayrim na estreia. O problema, porém, é que nas quartas de final, a brasileira foi derrotada para a chinesa Yingnan Ma e deu adeus ao sonho do ouro. Agora, durante a tarde, Erika disputa o bronze na repescagem.

Tênis

Principal tenista do Brasil na atualidade, Thomaz Bellucci avançou à segunda fase do torneio de simples. Pela manhã, o brasileiro enfrentou o alemão Dustin Brown no Centro Olímpico. O confronto, porém, foi paralisado no segundo set quando o europeu torceu o tornozelo esquerdo e abandonou a partida por conta das dores.

Esgrima

Na Arena Carioca 3, o esgrimista gaúcho Guilherme Toldo iniciou bem sua participação nos Jogos Olímpicos. Apoiado pela torcida, o brasileiro protagonizou um duelo muito acirrado com o austríaco Rene Franz. No minuto final, o gaúcho acertou o golpe derradeiro e venceu, por 15 a 14, no florete individual. Em seguida, Toldo bateu Ka Long Cheung, de Hong Kong, e surpreendeu mais uma vez indo às quartas de final, superando o 20º melhor esgrimista do mundo na categoria florete individual (15 a 10). No início da tarde, o sonho acabou com derrota para o italiano Daniele Garozzo: 15 a 8. Ele igualou Nathalie Moellhausen, que conseguiu o melhor resultado da esgrima brasileira indo até as quartas de final, no sábado.

Ainda no começo deste domingo, o jovem Henrique Marques, de apenas 19 anos, batalhou com o egípcio Hessam Mohamed. Mais experiente e melhor ranqueado, o africano dominou toda a partida e venceu por 15 a 8 ainda no primeiro assalto. Por fim, foi a vez de Ghislain Perrier - brasileiro nascido em Fortaleza, mas criado na França - duelar com o chinês Jianfei Ma. O confronto foi equlibrado, mas o anfitrião acabou derrotado por 15 a 14. 

Remo

As provas de remo que aconteceriam nesta manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas foram canceladas por conta dos ventos de, aproximadamente, 40km/h que assolavam a região. Os organizadores chegaram a adiar o início das competições em duas oportunidades, mas sem as condições climáticas ideais para a prática do esporte, não foi possível para o público brasileiro assistir às disputas no dia de hoje.

Tênis de Mesa

No Pavilhão 3 do Riocentro, o carioca Hugo Calderano surpreendeu na segunda rodada do torneio individual do tênis de mesa e despachou o sueco Paer Gerell, ao vencer por 4 sets a 1 (13/11, 11/9, 11/7, 9/11 e 13/11). Muito apoiado pelo público nas arquibancadas, o mesatenista brasileiro está classificado às oitavas de final e agora terá pela frente Tang Peng, de Hong Kong. Calderano tenta igualar o desempenho de Hugo Hoyama na Olimpíada de Atlanta-1996. Na ocasião, o brasileiro terminou o torneio na 9ª posição. Ele volta a jogar nesta noite na briga para se aproximar de uma medalha.

Tiro com arco

Buscando um resultado histórico no tiro com arco, a seleção brasileira feminina bateu na trave na missão de avançar às quartas de final do torneio olímpico. Diante de um adversário mais forte, a Itália, as meninas do Brasil acabaram derrotadas, por 6 a 0, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Vôlei de Praia

Apontadas como favoritas à medalha de ouro nesta edição dos Jogos Olímpicos, as brasileiras Larissa e Talita venceram as russas russas Ukolova e Birlova por 2 sets a 0, com parciais de 21-14 e 21-16. A partida marcou a estreia da dupla verde e amarela - líder do ranking mundial - nas areias de Copacabana. 

Handebol

A seleção masculina de handebol do Catar, formada em sua maioria por atletas naturalizados, estreou bem na Olimpíada. Nesta manhã, o 'catadão' - como a equipe passou a ser conhecida no cenário internacional - derrotou a Croácia, por 30 a 23, no Grupo A. O resultado foi expressivo porque o selecionado do país europeu é um dos mais tradicionais no esporte.

Tiro Esportivo

A primeira medalha de ouro da China nesta edição dos Jogos Olímpicos veio no tiro esportivo. Nesta manhã, Zhang Mengxue foi campeão olímpica na pistola com ar de 10 metros. Para completar, a asiática ainda bateu o recorde mundial ao anotar 199,4 pontos na decisão. Esta é a mesma prova em que Felipe Wu conquistou a prata no sábado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter