Michael Phelps Londres (foto:AFP)

Michael Phelps é o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos (foto:AFP)

LANCE!
02/08/2016
08:05
São Paulo (SP)

A Olimpíada de Londres-2012, na Inglaterra, foi a primeira da história em que os 204 países participantes tiveram representantes mulheres em suas delegações. Foi considerado um dos Jogos mais bem organizados, com instalações modernas e um sistema de deslocamento eficiente.

O velocista jamaicano Usain Bolt conquistou o bicampeonato olímpico na prova mais esperada do atletismo, os 100m rasos, ao vencer a disputa em Londres, quebrando seu próprio recorde olímpico de Pequim-2008, com 9s63. Ele também faturou os 200m rasos (19s32), tornando-se o primeiro atleta na história olímpica bicampeão das duas distâncias em Jogos consecutivos. Se não bastasse, o atleta levou, ainda, em Londres, o segundo ouro consecutivo, no revezamento 4x100m com a Jamaica.

O Estádio Olímpico de Londres presenciou um fato inédito: o sul-africano Oscar Pistorius se transformou no primeiro atleta biamputado a participar dos Jogos Olímpicos. Ele, que já era um astro paralímpico, se classificou para as semifinais dos 400m rasos. Menos de um ano depois, o atleta foi preso como principal suspeito pela morte da namorada Reeva Steenkamp, com quatro tiros, na residência do casal na África do Sul.

O nadador americano Michael Phelps se transformou no atleta com maior número de medalhas na história dos Jogos Olímpicos. Em Londres, ele, em sua terceira Olimpíada, atingiu a marca de 22 (18 delas de ouro), superando a ginasta russa Larissa Latynina, que foi 18 vezes ao pódio.

Mesmo com apenas 10% da visão no olho direito e 20% no esquerdo, o coreano Dong Hyun Im bateu o recorde olímpico na prova de tiro com arco em 2012. Ele atingiu 699 pontos dos 720 possíveis em uma das eliminatórias. O competidor acabaria com o bronze nessa prova.

A família real britânica teve um motivo especial para acompanhar a Olimpíada. Zara Phillips, neta da Rainha Elizabeth, fez parte da equipe que conquistou a prata no concurso completo de equitação (CCE). Ela, na época com 31 anos, recebeu a medalha da princesa Ana, sua mãe.