Confederação de atletismo convoca atletas da maratona e da marcha atlética para a Rio-2016

Índice nessas provas só poderia ser obtido até o último domingo. Foram chamados nove atletas para essas provas

Solonei Rocha, no PAN de 2011 (Wagner Carmo/CBAt)
Solonei Rocha já tinha obtido a classificação por seu desempenho no último mundial (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Escrito por

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou nesta quarta-feira os atletas classificados para a Olimpíada do Rio de Janeiro na maratona e na marcha atlética. Ao todo, foram convocados nove atletas, seis homens e três mulheres. Vale lembrar que a prova da marcha, de 50km, não tem uma disputa feminina. O prazo de obtenção dos índices nas duas especialidades terminou no último domingo, dia 8.

Na maratona masculina, foram chamados Marilson Gomes dos Santos, com a marca de 2h11m00, obtida em Hamburgo, na Alemanha, em 26 de abril de 2015; Paulo Roberto de Almeida Paula, com 2h11m02, em Fukuoka, no Japão, em 06 de dezembro de 2015; e Solonei Rocha da Silva, com 2h13m15, em Milão, na Itália, em 12 de abril do ano passado. Vale lembrar que Solonei também já estava garantido na Rio-2016 por ter ficado na 18ª colocação no Mundial do ano passado, em Pequim (CHN).

Adriana Aparecida, em Guadalajara (Wagner Carmo/CBAt)
Adriana Aparecida fez o melhor tempo entre as mulheres do Brasil (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Entre as mulheres, as vagas ficaram com: Adriana Aparecida da Silva, que fez o melhor tempo, com 2h31m23, alcançado em Hamburgo, na Alemanha, no dia 17 de abril de 2016; Marily dos Santos, com 2h37m25, em Sevilha, na Espanha, em 22 de fevereiro de 2015, e de Graciete Moreira Carneiro Santana, com 2h38m33, também em Sevilha, mas em 21 de fevereiro deste ano.

Ao todo, 20 maratonistas (13 no masculino e 7 no feminino) conseguiram as marcas mínimas de 2h19m00 exigida para os homens e de 2h45m00 para as mulheres. No entanto, cada país só pode inscrever três atletas por prova nos Jogos Olímpicos.

Caio Bonfim em Toronto (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Caio Bonfim vai representar o Brasil na marcha atlética (Foto: Wagner Carmo/CBAt)


Já nos 50 km marcha, três atletas conseguiram a marca mínima de 4h06m00: Jonathan Riekmann, com 3h55m26, em Dudince, na Eslováquia, em 19 de março passado; Mário José dos Santos Junior, com 3h55m36, também em Dudince, em 21 de março de 2015, e Caio Bonfim, com 4h01m42, em Santee, nos Estados Unidos, em 22 de novembro do ano passado.

Nas demais provas do atletismo olímpico, as marcas mínimas podem ser obtidas até o dia 3 de julho, quando termina o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP).

A lista dos convocados:

Maratona Masculina
Marilson Gomes dos Santos (SP)
Paulo Roberto de Almeida Paula (SP)
Solonei Rocha da Silva (SP)

Maratona Feminino
Adriana Aparecida da Silva (SP)
Marily dos Santos (BA)
Graciete Moreira Carneiro Santana (BA)

50 km marcha
Jonathan Riekmann (SC)
Mário José dos Santos Junior (SP)
Caio Oliveira de Sena Bonfim (DF)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter