Ana Sátila

Ana Sátila está garantida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Facebook)

LANCE!
04/02/2016
15:06
São Paulo (SP)

A canoagem brasileira já tem um atleta garantido nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Na verdade, uma atleta. Ana Sátila foi confirmada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) como a representante do país na categoria K1 da Canoagem Slalom.

- Não haverá seletivas no K1 Feminino em decorrência dos inúmeros resultados expressivos de Sátila nestes últimos anos. Assim, ela já tem garantida sua vaga nesta categoria para a Rio 2016 - explicou Argos Rodrigues, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da CBCa.

De olho na disputa da Olimpíada, a atleta, de 19 anos, vai participar de sua primeira competição na temporada neste fim de semana: o Australian Open de Canoagem Slalom, em Penrith. O torneio vai contar com os principais competidores do mundo.

- Estamos com os treinamentos a todo o vapor buscando iniciar bem a temporada - avaliou Ana, que conquistou um ouro na categoria C1 e uma prata na K1 nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), no ano passado, além de ter ficado na 13ª colocação na K1 no Mundial de Londres (ING).

Além de contar com diversos expoentes da canoagem slalom, o aberto australiano será a seletiva do país para a Rio-2016. Até por isso, a expectativa é por uma competição com resultados muito fortes.

- Ana está fazendo treinamentos de uma hora por dia e realizando em média onze descidas. Ela está muito dedicada e vamos buscar bons resultados. Também será importante para avaliar as suas concorrentes neste ano - avaliou Ettore Ivaldi, treinador da equipe brasileira.

A jovem canoísta é a única representante do Brasil no torneio na Austrália. Enquanto isso, os outros integrantes da equipe permanente das categorias K1, C1 e C2 Masculino estão realizando treinos no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), de olho na Seletiva Nacional, que definirá os representantes do país na temporada 2016 em competições internacionais, em março.

Jogos Olímpicos
A Confederação Brasileira de Canoagem definiu como será a convocação para as competições internacionais de 2016. Os competidores que representarão o Brasil nestes eventos serão definidos nas Seletivas Nacionais no Rio de Janeiro, nos dias 23, 24 e 25 de março.

Já os atletas das categorias K1, C1 e C2 Masculino nos Jogos Olímpicos serão definidos após disputarem as três etapas da Copa do Mundo, sendo a última realizada em Pau, na França, nos dias 18 e 19 de junho. Apenas os melhores da Seletiva Nacional estarão brigando pela vaga olímpica. Por ser país-sede, o Brasil tem uma vaga garantida em cada categoria oficial na Olimpíada do Rio de Janeiro.