Com sete ‘gringos’, Seleção de hóquei é convocada para os Jogos Rio-2016

Equipe terá holandeses, britânico, argentino e australiano entre os 18 atletas chamados para a fase final de treinos para os Jogos Olímpicos 

Fotos - conheça os estrangeiros da Seleção de hóquei&nbsp;<br>​
Adam Imer nasceu na Austrália e já defendeu seleção local na base (Foto: Regi Varghese)

Escrito por

Com sete atletas de dupla nacionalidade, entre estrangeiros naturalizados e brasileiros criados no exterior, a Seleção Brasileira masculina de hóquei sobre grama foi convocada nesta quinta-feira para a fase final de treinos para os Jogos Olímpicos Rio-2016. No total, 18 jogadores foram chamados pelo técnico Sidney Rocha. 

Os "gringos" em questão são os holandeses Ernst Rost Onnes, Patrick van der Heijden e Yuri van der Heijden, o australiano Adam Imer, o argentino Joaquin Eduardo Lopez, o britânico Chris McPherson, e o brasileiro criado na Inglaterra Stephane Smith (veja o perfil deles abaixo).

A presença de estrangeiros na Seleção Brasileira de hóquei sobre grama não é novidade. Alguns dos convocados já fazem parte da equipe há alguns anos, inclusive com participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado, quando o time chegou à semifinal e conseguiu vaga para a Rio-2016. Na ocasião, os irmãos Patrick e Yuri van der Heijden, além de Chris McPherson e Stephane Smith, faziam parte do grupo. 

A preparação dos 18 jogadores acontecerá no campo que receberá as partidas da modalidade nos Jogos Olímpicos, em Deodoro, no Rio de Janeiro. Para a competição, 16 atletas poderão ser inscritos. Ou seja, dois serão cortados.

Veja a convocação da Seleção Brasilera para os treinos para a Rio-2016

Goleiros
Rodrigo Faustino (Rio Hockey Club)
Thiago Bomfim Campos Dantas (Carioca Hóquei Clube)

Defensores

Bruno da Silveira Mendonça (Rio Hockey Club)
Christopher Paul McPherson (Carioca Hóquei Clube)
Ernst Adriaan Rost Onnes (Hockeyvereniging HIC – Holanda)
Marcos Rodrigo Pasin (Florianópolis Hóquei Clube)
Stephane Vehrle-Smith (Holcombe Hockey Club – Inglaterra)
Yuri van der Heijden (Larensche Mixed Hockey Club – Holanda)

Meias
André Luiz Patrocínio Couto (Carioca Hóquei Clube)
Adam Imer (Labrador Hockey Club – Austrália)
Patrick van der Heijden (Apeldoornsche Mixed Hockey Club – Holanda)
Paulo Roberto Batista Junior (Hóquei Clube Desterro)

Atacantes
Bruno Bitencout Paes (Florianópolis Hóquei Clube)
Bruno Jorge de Oliveira Sousa (Macau Esporte Clube)
Joaquin Eduardo Lopez (Rio Hockey Club)
Lucas Duarte Moreira Duarte Paixão (Florianópolis Hóquei Clube)
Matheus Borges Ferreira (Carioca Hóquei Clube)
Rodrigo Steimbach Silva (Sociedade Germânia)

Conheça os 'gringos' convocados

Chris McPherson
Nasceu na Inglaterra, e começou a jogar hóquei sobre grama entre os 4 e 5 anos. Chegou ao Brasil em 2009, casou-se com uma brasileira e naturalizou-se em 2013. Disputou o Pan de Toronto, no ano passado.

Stephane Smith
Nasceu em Recife, mas foi adotado por um casal formado por um inglês e uma francesa aos seis meses de idade, e cresceu na Inglaterra, onde continua morando. Também jogou no Pan de Toronto.

Yuri van der Heijden
Nasceu em Eindhoven, na Holanda. Filho de mãe brasileira, sempre vinha ao país-sede dos Jogos de 2016 nas férias. Em 2008, seu pai fez um contato com um clube brasileiro para jogar hóquei sobre grama. Logo em seguida, chegou à Seleção. 

Patrick van der Heijden
É irmão de Yuri, sendo dois anos mais novo (tem 23 anos). Seguiu todo o caminho dele.

Joaquin Eduardo Lopez
O argentino, residente no Rio de Janeiro, ganhou a nacionalidade brasileira em março deste ano. Segundo o site Hóquei Brasil, Joaco, como ele é mais conhecido, tem passagem pela seleção argentina de hóquei indoor, e também atuou por equipes da França. Ainda segundo o site, o jogador casou-se com uma brasileira. 

Adam Imer
O australiano nascido em Sydney ganhou a cidadania recentemente, no mês de maio. Segundo o jornal australiano "Gold Coast Bulletin", o jogador casou-se com a brasileira Tatiana Marinho, e escolheu defender o Brasil, ao invés da Austrália (que disputará a Olimpíada do Rio), por morar no país-sede dos Jogos Olímpicos. Imer defendeu a seleção de seu país no hóquei sobre grama nas categorias de base.

Ernst Rost Onnes
Nascido na Holanda, o defensor segue atuando em um clube de seu país de origem.


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter