Lucas Pastore
09/08/2016
06:05
Rio de Janeiro (RJ)

O Oklahoma City Thunder deu adeus às chances de se tornar campeão da NBA no dia 30 de maio, quando foi derrotado pelo Golden State Warriors na final da Conferência Oeste. Mas para o assistente técnico Monty Williams, o esporte não importava àquela altura. Afastado desde dia 11 de fevereiro por conta da morte de sua esposa, o treinador está de volta ao basquete na Olimpíada do Rio de Janeiro como um dos braços direitos de Mike Mike Krzyzewski, treinador da seleção americana masculina. Em seu retorno, conta com o apoio de seu futuro chefe no cargo, Gregg Popovich, agora também seu patrão no San Antonio Spurs.

Ingrid Williams, esposa do as-sistente, morreu aos 44 anos após não resistir a um acidente de carro em Oklahoma City. O funcionário da seleção americana teve dificuldades para lidar com o luto e, em entrevista reente à imprensa americana, contou que ainda manda mensagem de textos para ela.

Para superar o trauma e voltar ao basquete, Williams conta com o apoio de Gregg Popovich, já contratado para a sucessão do Coach K na seleção americana após a Olimpíada. Além disso, Pop será seu chefe também na NBA, já que o assistente foi contratado para trabalhar na comissão do San Antonio Spurs.

Perguntado sobre as conversas preliminares com Popovich, Williams revelou o apoio do chefe.

– Pop e eu realmente não falamos sobre basquete. Falamos sobre família, vidas pessoais. O basquete tem seu lugar na nossa relação, mas ainda não falamos sobre isso – contou, ao LANCE!.

Graças ao apoio de gente como Pop, Williams estará no banco de reservas hoje, quando a seleção americana mede forças com a Austrália em duelo de invictos na Arena Carioca 1, a partir das 19h.

Bate-bola exclusivo com Monty Williams:

Quatro jogadores do Spurs estão na Olimpíada: o francês Tony Parker, o australiano Patty Mills e os argentinos Manu Ginobili e Patricio Garino. Pop pediu algum tipo de relatório sobre eles para você?
Não, Pop e eu realmente não falamos sobre basquete. Falamos sobre família, vidas pessoais. O basquete tem seu lugar na nossa relação, mas ainda não falamos sobre isso.

Garino acaba de ser contratado pelo Spurs. Você já o viu jogar?
Não. Estou ansioso para isso.

Como você vê a Seleção Brasileira? Acredita que os donos da casa têm chance de pódio nos Jogos?
Eu acho que o Brasil tem um time muito bom. Eles têm jogadores com experiência na NBA, têm jogadores grandes e fortes, têm jogadores com experiência olímpica. Acho que essas são as coisas que eles têm que outros times no torneio podem não ter: a experiência que os jogadores deles têm nos dois níveis, tanto na NBA quanto na Olimpíada.

Quem é
Monty Eli Williams

Nascimento
8/10/1971 - Fredericksburg (EUA)

Como jogador
Atuou na NBA de 1994 a 2003, por New York Knicks, San Antonio Spurs, Denver Nuggets, Orlando Magic em Philadelphia 76ers

Como técnico
Começou como assistente do Portland TrailBlazers, de 2005 a 2010. Foi técnico principal do New Orleans Pelicans de 2010 a 2015, e assistente do Oklahoma City Thunder na última temporada. caba de fechar com o Spurs.