COI diz que atentados em Paris não afetam candidatura para 2024

Thomas Bach afirma que terrorismo 'não se trata apenas de um país ou uma cidade'

Mulher presta homenagem às vítimas dos atentados em Paris (Foto: AFP)
Mulher presta homenagem às vítimas dos atentados em Paris (Foto: AFP)

Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional (COI) está confiante de que os atentados que atingiram Paris na última sexta-feira não irão comprometer a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2024. Nesta segunda-feira, o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, evitou relacionar o incidente à chance de o país receber o evento.

– Estamos falando sobre Jogos Olímpicos que serão realizados dentro de nove anos, e o terrorismo é global, não se trata apenas de um país ou uma cidade – disse Bach ao jornal esportivo francês L'Equipe.

Pelo menos 129 pessoas morreram durante as ações na capital francesa. O episódio ligou o alerta para os próximos eventos a serem realizados no país, incluindo a Cúpula do Clima, que começará em 30 de novembro, e a Euro-2016.

A votação sobre a sede está prevista para acontecer em setembro de 2017, no Peru. As outras cidades que competem para receber a Olimpíada de 2024 são Budapeste, Hamburgo, Roma e Los Angeles.

– Esse tipo de atentado não preocupa apenas a organização de eventos esportivos, mas a todos os grandes eventos e à toda sociedade. Você não pode conceder a vitória aos terroristas. Nós devemos nos manter unidos e firmes, especialmente com os Jogos Olímpicos – completou Bach.

A preocupação com ataques terroristas em Jogos Olímpicos vem do passado. Em 1972, 11 membros da equipe olímpica de Israel e um policial alemão foram mortos pelo grupo palestino Setembro Negro nos Jogos de Munique.

Na edição de Atlanta, em 1996, uma pessoa foi morta e outra morreu de ataque cardíaco depois da explosão de uma bomba que feriu mais de 100 pessoas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter