Cielo admite tensão e café da manhã indigesto, mas diz: ‘Gosto da pressão’

Nadador está perto de se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio nos 50m livre

Cesar Cielo
Cesar Cielo  está mais perto da Olimpíada do Rio nos 50 m livre (Foto: Osvaldo F./Contrapé)

Escrito por

Cesar Cielo dormiu mal antes da decisão que enfrentou nesta quarta-feira, no Troféu Maria Lenk. Não poderia ser diferente, tendo em vista a pressão que o astro carregava às vésperas de sua última chance de marcar presença na Olimpíada do Rio. Mas ele soube tirar proveito da experiência. Acordou uma vez às 3h30, depois às 4h48 e outra às 6h20. Na eliminatória dos 50m livre, selou o objetivo maior.

- São poucos os momentos de tanta pressão na carreira, como em uma final olímpica ou mundial. Desta vez, me coloquei em uma posição super tensa em um Campeonato Brasileiro - afirmou o nadador após a disputa da manhã desta quarta-feira, no Estádio Aquático do Parque Olímpico da Rio-2016.

Ao nadar para 21s99, tempo número um da manhã no Troféu Maria Lenk, Cielo assegurou o sétimo melhor resultado do mundo na temporada. O líder é o francês Florent Manadou, com 21s42. Ele precisa agora sacramentar a classificação na final da prova. Os dois melhores do país vão aos Jogos.

A conquista parcial pode ter provocado uma mudança no cenário da disputa pelas vagas. Ítalo Manzine tinha a segunda marca do país (22s08). Agora, Cielo é o dono do posto, atrás apenas de Bruno Fratus, que fez 21s50 em dezembro.

- Ficamos mais velhos, experientes, e conseguimos lidar melhor com a pressão. De manhã, fiquei mais tenso, ao tomar o café. Já nem queria tomar, pois estava um pouco enjoado pelo nervosismo. Parece que tudo desce com força. Mas gosto da pressão. É  o que diferencia os grande atletas dos outros - disse Cielo.

Pior para Ítalo Manzine. O atleta de 23 anos fez apenas 22s16, em segundo lugar, e admitiu que já esperava que Cielo o superaria na eliminatória. Mas promete abaixar sua marca à tarde e deixar o ídolo fora da Olimpíada.

- Acho que nadarei para 21s. O Cesão fez o que era esperado, mas dá para bater este tempo. É um ídolo brasileiro. Não tem como duvidar - disse Ítalo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter