Veja como foram feitas as medalhas da Rio-2016

Em Londres-2012 o Brasil obteve 17 medalhas no total (Foto: Pedro Martins/AGIF/Lancepress!)

RADAR/LANCE!
04/08/2016
19:17
Rio de Janeiro

Estudo realizado no Reino Unido e divulgado nesta quinta-feira aponta o Brasil na 11ª colocação no quadro geral, com 25 medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Segundo as projeções da PWC, o país mais vencedor será os Estados Unidos, com 108 medalhas, seguidos pela China, com 98 medalhas, e pela Rússia, com 70.

Para projetar o número de medalhas da Olimpíada de 2016, o estudo levou em conta fatores econômicos e políticos estatisticamente significativos para os resultados nos jogos anteriores. As projeções são baseadas nos seguintes aspectos: tamanho das economias de cada país, desempenho nos dois Jogos Olímpicos anteriores, e se o país é nação anfitriã.

De maneira geral, o estudo concluiu que o número de medalhas conquistadas aumenta de acordo com a população e a riqueza econômica do país. Há exceções, como Jamaica e Quênia. No caso jamaicano, a projeção é que o país ganhe 0,4 medalha no Rio de Janeiro para cada bilhão de dólar do PIB, enquanto que a mesma proporção é de apenas 0,02 para o Reino Unido e Rússia, e em torno de 0,005-0,006 para os EUA e China.

Um aspecto importante é o desempenho de cada país na última edição dos Jogos, pois revela a tradição esportiva de cada um, como também se há investimentos públicos no setor. Um exemplo de sucesso é a China, destaque nos Jogos de Pequim e de Londres, resultado dos investimentos governamentais.

Outras conclusões do estudo merecem destaque:

- Mais uma vez os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas, seguido da China;

- A Grã-Bretanha ainda é destaque, estando entre os quatro primeiros colocados, apesar da previsão de conquistar um número menor de medalhas em comparação aos Jogos de Londres, em que era anfitriã;

- Pelo fator “país anfitrião”, a previsão é a de que o Brasil conquiste mais oito medalhas se comparado a Londres-2012, ficando em 11º lugar;

- Dentre as nações com baixo desempenho em relação à população e ao PIB, a previsão é que a Índia lidere. Se atingir 12 medalhas no Rio, como previsto no estudo, será o dobro se comparado aos Jogos Olímpicos de Londres 2012;

- A previsão do estudo está sujeita a margens de erro, além de não poder levar em conta desempenhos excepcionais dos atletas.