Boxe: Associação votará pela chance de profissionais na Rio-2016 em maio

De acordo com a entidade que rege o esporte a nível amador, a votação acontecerá em até três meses e já valeria para os Jogos do Rio de Janeiro, em agosto

Esquiva Falcão - Londres 2012
Esquiva Falcão levou a prata nos Jogos de Londres (ING), em 2012, e se tornou profissional depois (Foto: Damir Sagolj)

Escrito por

A chance de acompanhar profissionais do boxe na Olimpíada do Rio de Janeiro pode ficar mais próxima em três meses. De acordo com a agência internacional de notícias AFP, o presidente da Associação Internacional de Boxe (Aiba), Ching-Kuo, afirmou que o conselho da entidade irá votar pela possibilidade dentro do próximo trimestre.

Atualmente, apenas atletas amadores podem disputar os Jogos Olímpicos o que, por exemplo, faz com que os dois últimos medalhistas do Brasil no evento, Esquiva Falcão (prata) e Yamaguchi Falcão (bronze), não possam mais defender o país na competição.

A votação acontecerá em um congresso especial das Confederações da Aiba, entre os dias 30 ou 31 de maio, e já conta com o total apoio do presidente da entidade, que acredita que a modalidade estaria melhor representada por seus profissionais na Olimpíada.

Como as qualificatórias para os Jogos do Rio de Janeiro já estão em andamento, caberá às federações nacionais apontarem seus representantes na Rio-2016. Além disso, novas oportunidades de classificação poderiam ser abertas aos atletas profissionais.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter