Guilherme Cardoso e Marcelo Laguna
13/08/2016
13:00
Enviados especiais ao Rio de Janeiro (RJ)

O sábado começou quente no atletismo dos Jogos Rio-2016, com duas das maiores estrelas confirmando o favoritismo nas eliminatórias dos 100 m rasos: o jamaicano Usain Bolt e o americano Justin Gatlin. O bom público que compareceu à sessão da manhã no estádio do Engenhão foi brindado com a classificação sem susto dos dois astros para a semifinal deste domingo, mesmo dia da disputa pela medalha de ouro.

Bolt levantou o estádio no momento em que entrou na pista, para disputar a sexta eliminatória. Foi ovacionado, fez sua saudação habitual e também como sempre, largou mal. Porém, mostrou porque é o homem mais rápido do mundo e fez o suficiente nos metros finais para superar Andrew Fischer, do Barein, com a marca de 10s07.

- Meu foco aqui é conseguir o ouro e amanhã espero que consiga. Me senti bem hoje, senti que posso ser mais rápido e espero que amanhã consiga chegar à final - disse o jamaicano, feliz com seu desempenho.

Justin Gatlin, que em entrevista ao Sportv disse ter ficado empolgado com a atmosfera do estádio do Engenhão, correu na segunda série e teve ainda menos trabalho, ao cravar o melhor tempo das eliminatórias, com 10s01. Outro que foi bem nas eliminatórias foi Youssef Meite (Costa do Marfim), segundo mais rápido da manhã, com 10s03. Bolt avançou com o quarto tempo no geral.

O único brasileiro que estava inscrito na prova, Vitor Hugo dos Santos, foi eliminado, terminado em 48º, com o tempo de 10s36.