Em Atlanta, a Olimpíada comemorou o centenário da disputa, em 1996

Jogos tiveram momentos marcantes, como o pugilista Muhammad Ali acendendo a pira olímpica, e notas tristes, como o atentado que aconteceu em um show nos Estados Unidos

Olimpiadas de Atlanta de 1996
Jogos de Atlanta (EUA), em 1996, marcaram o centenário do evento, disputado primeiro na Grécia (Foto:AFP)

Escrito por

A escolha de Atlanta, nos Estados Unidos, para ser a sede da edição de 100 anos dos Jogos Olímpicos foi polêmica. Os “tradicionalistas” esperavam vitória de Atenas, na Grécia, berço olímpico, mas a votação apontou 51 a 35 para a cidade americana. Vitória dos “capitalistas”, já que a gigante Coca-Cola e a rede de televisão CNN são sediadas na cidade.

O terrorismo voltou a assustar a comunidade olímpica em 1996. Durante um show musical, no dia 27 de julho, no Centennial Olympic Park, uma bomba explodiu e matou duas pessoas: a espectadora Alice Hawthorne e o câmera turco Melih Uzunyol. Outras 110 pessoas ficaram feridas no ataque. Apenas nove anos depois, o culpado pelo atentado foi encontrado. Eric Rudolph assumiu a responsabilidade. Ele fazia parte de um grupo terrorista conhecido como “Exército de Deus”.

O velocista americano Michael Johnson foi o primeiro homem a vencer na mesma edição os 200m e 400m rasos. De quebra, ele superou o recorde mundial em ambas as provas. Minutos antes do feito do americano, a francesa Marie-José Perec fez o mesmo entre as mulheres.

O atacante americano Karch Kiraly, bicampeão olímpico como jogador de vôlei de quadra em Los Angeles (EUA), em 1984, e Seul (COR), em 1988, conquistou o seu terceiro ouro em Atlanta-1996, mas em outro esporte: o vôlei de praia. Kent Steffes era seu parceiro na modalidade.

A família Jabrailov ficou dividida na torcida por dois irmãos na competição de luta livre. Nascidos na Chechênia, uma república russa, Elmadi e Tucuman se enfrentaram por países diferentes nos Jogos de Atlanta. O primeiro competiu pelo Cazaquistão, enquanto o outro pela Moldávia. A vitória ficou com Elmadi, pelo placar de 10 a 8.

O sul-africano Josia Thugwane, vencedor da maratona em Atlanta-1996, começou a carreira no atletismo de uma forma inusitada. Ele era segurança de uma mina de carvão e corria diariamente para chegar ao trabalho. A estreia em maratonas aconteceu apenas em 1991. A participação nos Jogos, porém, esteve em risco, já que quatro meses antes ele foi baleado de raspão no rosto em uma tentativa de assalto.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter