Ana Cláudia lemos

Ana Cláudia Lemos é a principal velocista do país nos 100m (Foto: Divulgação/WAGNER CARMO/inovafoto.com)

LANCE!
11/07/2016
14:44
São Paulo (SP)

A principal velocista do Brasil, Ana Cláudia Lemos, voltou a competir a todo o vapor nessa temporada. Após ser suspensa por doping pelo uso de um esteróide (Oxandrolona) por cinco meses, a brasileira disputou uma competição em Medellín (COL), terminando com o título nos 100m rasos.

Mais do que a medalha de ouro na prova, o torneio serviu para colocar a velocista novamente nos holofotes, mas, dessa vez, pelos "motivos corretos". Ana correu para 11s14, a melhor marca do Brasil na temporada, segunda na América do Sul e 38ª no mundo (por atleta).

O feito tira Rosângela Santos da liderança nacional, já que a competidora havia corrido para 11s23. Na América do Sul, a equatoriana Ângela Tenorio é a melhor (11s13) e, no mundo, a jamaicana Elaine Thompson lidera, com 10s70.

Ana Cláudia Lemos foi suspensa até o dia 3 de julho desse ano e, assim, foi convocada para competir na Olimpíada do Rio de Janeiro. A brasileira está inscrita nos 100m e no revezamento 4x100m. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem apelou à punição da velocista à Corte Arbitral do Esporte e, caso seu pedido seja acatado, a atleta pode ficar fora da Rio-2016.